Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

SOP amplia transparência através do SGO

Escolas terão Informações sobre suas demandas disponíveis em tempo real

Publicação:

Escolas terão Informações sobre suas demandas disponíveis em tempo real
Escolas terão Informações sobre suas demandas disponíveis em tempo real - Foto: Jean Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

A implementação de novas e modernas ferramentas de gestão tem sido uma das prioridades da Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP). O Sistema de Gestão de Obras (SGO) é desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a Procergs, contando com o gerenciamento da SOP e a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC).

Para reforçar a transparência, a agilidade e oportunizar às direções das escolas o acompanhamento das demandas de cada instituição de ensino, será disponibilizado o acesso na modalidade de visualizador aos diretores e usuários responsáveis pelas escolas.

O secretário estadual de Obras e Habitação, Rogério Salazar, destaca os benefícios da iniciativa. “Estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais o SGO, mas principalmente em ampliar a transparência e a participação das direções das escolas. A partir de agora os diretores terão acesso ao sistema e poderão acompanhar as demandas relacionadas às escolas. A partir desta iniciativa demonstramos nosso compromisso com a transparência e agilidade do trabalho realizado“, destacou o secretário.

O SGO tem como principal objetivo dinamizar as ações desenvolvidas pelas secretarias, na tramitação e acompanhamento dos projetos e obras no Estado, de forma ampla e rápida, diminuindo o tempo e os trâmites das demandas, além de trazer transparência e segurança sobre todas as fases do processo.

Todas as demandas inseridas no sistema devem apresentar informações mínimas estabelecidas para a execução do projeto e obra. O sistema funciona então como uma ferramenta de gestão de todo o fluxo do atendimento, trazendo previsibilidade, planejamento e transparência para todos os envolvidos.

O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, falou sobre a importância de ampliar e facilitar o acesso das escolas às demandas. “Essa medida é um exemplo da transparência que queremos ter com todas as escolas. Melhores informados sobre os processos de suas escolas, os diretores terão condições de transmitir para toda a comunidade escolar de sua região a real situação das obras. A iniciativa também permitirá o contato direto entre a Seduc e as escolas, o que vai otimizar praticamente todos os processos”, frisou o secretário.

Através desta iniciativa, a SOP reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do estado e a transparência nas demandas recebidas e atendidas pelo corpo técnico, garantindo às direções das escolas e à comunidade escolar o acompanhamento em tempo real das demandas de cada instituição de ensino. Os usuários cadastrados no sistema terão acesso às listas de demandas, informações sobre o imóvel, histórico e o andamento do processo.

Secretaria de Obras Públicas