Lição de Casa inicia investimentos de mais de R$ 2,6 milhões

Interior de uma sala de aula, com paredes amarelas, com quadro negro à direita e janelas ao fundo.
Recuperação da estrutura da Castro Alves terá investimento de mais de R$ 1,5 milhão - Foto: Cátia Fernanda Oliveira Mützemberg/SOP

A semana começou com quatro obras em escolas estaduais que integram o Programa Lição de Casa, do governo do Estado. Os trabalhos também se iniciaram em outros dois estabelecimentos de ensino na semana passada. No total, são mais de R$ 2,6 milhões em investimentos e 1.825 alunos atendidos.

Um dos projetos iniciados na segunda-feira (18) foi a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Castro Alves, de São Jerônimo. Com investimento de R$ 1.524.270,06, as obras devem beneficiar professores, funcionários e 224 alunos, tendo prazo de conclusão de 150 dias.

Com infiltrações que causavam problemas na marquise, na rede elétrica e no telhado, a escola receberá um novo reservatório de água e terá sua casa de gás realocada. Os banheiros, as instalações elétricas e a estrutura da cobertura serão reformados, e as paredes internas, externas e esquadrias, recuperadas.

A Castro Alves fica na Rua Rio Branco, 223. O trabalho está sendo executado pela Lotto Engenharia e Construções e fiscalizado pela 12ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Guaíba.

Também desde segunda-feira, em Palmeira das Missões, a EEEF Presidente João Goulart – CIEP está recebendo R$ 327.089,27 para uma reforma parcial na cobertura, esquadrias e nas redes de água e esgoto. Localizada na Rua Richard Jones Soca, 174, a escola atende a 158 alunos. A obra está sendo executada pela Construtora União, fiscalizada pela 23ª Crop, de Carazinho, e tem prazo de conclusão de 60 dias.

Além dessas, mais duas iniciaram nesse dia, ambas em Lajeado, acompanhadas pela 3ª Crop, de Estrela, e executadas pela 4D Construções. Na EEEF Fernandes Vieira está em recuperação o assoalho de salas do térreo do prédio. A escola foi atingida no ciclone extratropical do início do mês. Estão sendo investidos R$ 329.485,03 na instituição que atende 328 alunos e fica na Rua Francisco Oscar Karnal, 538. O prazo de conclusão é de 90 dias.

Outra escola atendida é a EEEF São João Bosco, com 276 estudantes. Serão reformadas as instalações elétricas e instalada uma subestação de energia, com custo de R$ 287.553,36. O prazo é de 90 dias para a conclusão.

Duas escolas tiveram obras iniciadas na semana passada

Desde quinta-feira (14), está sendo executada a adequação do prédio da EEEF Professora Delfina Loureiro, de Lagoa Vermelha, ao Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Com investimento de R$ 38.999,94 e execução da Juliano Diniz Campos Construções, a obra tem 30 dias para ser concluída. A fiscalização está a cargo da 22ª Crop, de Vacaria. São 130 alunos na escola localizada na Rua Romeu Lacerda, 83.

No dia 15 iniciou-se a recuperação do piso do auditório da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho. Também estão sendo realizadas a pavimentação e drenagem do acesso lateral da escola. São R$ 164.501,74 destinados à obra, realizada pela JR Construções, fiscalizada pela 27ª Crop, de Cachoeira do Sul. Os trabalhos têm 90 dias para ser concluídos. A Benjamim Copetti fica na Rua Padre Osvaldo Stracke, 151, e conta com 709 alunos.

Sobre o Lição de Casa

Lançado em junho, o Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e Educação, prevê a realização de 279 obras em 254 escolas até o final do ano. No total, serão destinados R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.

Texto: Ariel Engster/ASCOM SOP