Concluída obra para qualificar tratamento de resíduos no Hemocentro, em Porto Alegre
Mais de R$ 205 mil foram investidos na construção do abrigo de resíduos do Hemorgs
Publicação:
A construção do abrigo de resíduos do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, foi entregue na segunda-feira (24). Foram investidos mais de R$ 205 mil no projeto, desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas para qualificar a estrutura e a prestação de serviços da unidade vinculada à Secretaria de Saúde.
O local servirá para o armazenamento temporário de diferentes resíduos — biológicos, químicos, recicláveis e orgânicos — em todas as etapas do ciclo do sangue (coleta, processamento, análise laboratorial e distribuição). Também recebe resíduos da Clínica de Hematologia, que realiza atendimento a pacientes e infusão de medicamentos.
A obra foi executada pela Mix Construtora e Empreendimentos e fiscalizada pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), da Capital.
Sobre o Hemocentro
Com 40 anos de atuação, o Hemocentro do RS fica na Avenida Bento Gonçalves, 3722, Bairro Partenon, e recebe aproximadamente 15 mil doadores por ano, além dos cerca de cem servidores que circulam no local diariamente.
Especializado em Hemoterapia e Hematologia, o Hemorgs fornece sangue e hemocomponentes a 40 hospitais e clínicas na Região Metropolitana de Porto Alegre que utilizam para transfusões sanguíneas no tratamento de pacientes. São cerca de 1,5 mil a 1,7 mil doações por mês. Promove, ainda, campanhas de conscientização sobre doação de sangue e disponibiliza atendimento de diferentes profissionais — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e farmacêuticos — para portadores de doenças como hemofilia.
Serviço:
Agendamento de doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela Internet.
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Horário de funcionamento:
• Para doação de sangue: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
• Para cadastro de doador de medula óssea: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.