Estado destina R$ 500 mil para obras escolares na Serra

Ações emergenciais contemplam instituições de Caxias do Sul e Nova Petrópolis

capap
Secretário Volnei Minozzo e Raquel Teixeira na assinatura da OIS na EEEF São José - Foto: Judy Wroblewski - Ascom SOP/RS

O governo do Estado autorizou o início de obras em duas escolas nos municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na serra gaúcha. As Ordens de Início dos Serviços foram assinadas, nesta quarta-feira (08/06), pelo secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo, que foi recebido pela comunidade escolar. Serão R$ 555.438,59 mil nas melhorias emergenciais.

São ações conjuntas entre a SOP e a secretaria de Educação, beneficiando 400 estudantes. O prazo para a conclusão de todas as obras em questão não supera três meses”, adiantou Minozzo, ao avaliar relevância dos atos. Ele esteve acompanhado pela diretora de Obras Públicas da SOP, arquiteta Carolina Rigon Benedetti e pelo coordenador da 4a Coordenadoria Regional de Obras Pública da secretaria (CROP), arquiteto Joel Vargas.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São José, localizada no bairro Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis, receberá R$ 347.452,47 para a recuperação parcial da cobertura metálica do ginásio poliesportivo. Também haverá a substituição das telhas e das calhas metálicas, além do lixamento e pintura da estrutura metálica, bem como a recuperação de trecho do muro de contenção próximo ao ginásio. A empresa responsável será a LOTTO – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA.

2403e0df cd38 414d 8d4e aee17ddd67fd
Volnei Minozzo destacou o trabalho conjunto entre a SOP e a Seduc para a consolidação dos trabalhos - Foto: Judy Wroblewski - Ascom SOP/RS

Aguardávamos pelas obras há quase cinco anos. Nossa escola é localizada em um morro e, por isso, conta com três pavimentos. Em dia de vento, a situação estava muito perigosa”, contextualizou a diretora Cintia Weber, que atua na instituição desde 1999. “As obras são fundamentais”, comemorou. A instituição conta com 156 estudantes do 1° ao 9° ano.

Além de Minozzo, a titular da secretaria da Educação (Seduc), Raquel Teixeira, o diretor de Obras Escolares da Seduc, Patrick de Oliveira, além da titular da 4a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviani Vanesa Devalle, acompanharam a assinatura da OIS. Também presente, o prefeito Jorge Darlei Wolf e a secretária municipal da Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.

Caxias do Sul

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Randon, em Caxias do Sul, a comitiva do governo do Estado foi recebida pela diretora Márcia Hahn Rosa, que comemorou a realização das duas obras em caráter emergencial. Com 230 alunos, a instituição receberá reparos na parte elétrica, permitindo que os alunos voltem às aulas presenciais na instituição.

27d984b3 7b69 4854 8f12 3c432e8acfa5
Diretora Márcia comemorou os investimentos: "As obras trarão mais segurança para os nossos 230 alunos", disse - Foto: Judy Wroblewski - Ascom SOP/RS

Em janeiro deste ano, a escola teve os cabos de energia furtados, o que danificou toda a instalação elétrica do prédio. O investimento do governo do Estado será de R$ 59.513,72. A empresa responsável será a CEZAR LUIZ ROSA.

Temos inúmeras dificuldades com os alunos em aula remota. Nossa comunidade é carente, nem todos possuem acesso à internet, e os que possuem, utilizam o telefone dos pais que chegam em casa somente à noite”, disse a diretora Márcia Hahn Rosa, ex-aluna da instituição.

Também serão investidos mais R$ 148.472,40 para a reforma da estrutura de concreto armado e para a instalação do gradil pré-moldado de concreto. A empresa responsável, por sua vez, será a ANALUZA CONSTRUÇÕES LTDA.

4304392f 41b4 4371 aa73 0829a081960b
Reforma do muro é aguardada há 3 anos pela comunidade escolar de Caxias do Sul - Foto: Judy Wroblewski - Ascom SOP/RS

Agradecemos imensamente ao governo do Estado por ter priorizado as duas obras ao mesmo tempo. São melhorias super bem-vindas e que trarão segurança para os alunos, alunas e comunidade escolar”, completou ela, que atua há 11 anos na escola.

Prazos e fiscalização

A fiscalização das obras em Nova Petrópolis e em Caxias do Sul serão da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, com sede em Caxias do Sul. Os profissionais da CROP receberam a visita do secretário Minozzo após a assinatura das Ordens de Início dos Serviços.

As empresas responsáveis pelas três intervenções relatadas no texto, possuem até cinco dias úteis para iniciar os trabalhos. Por serem obras emergenciais, a conclusão dos serviços se darão em, no máximo, 90 dias.