Trem será rebaixado no centro de Canoas
Publicação:

Para solucionar o fluxo intenso de veículos na BR 116, em Canoas, foi assinado nesta sexta-feira (21), o contrato de serviço de engenharia e consultoria para implantação da passagem subterrânea da Trensurb na área central do município. O ato aconteceu na sede da Trensurb, em Porto Alegre. A linha do trem e a BR-116 cortam o perímetro urbano em fatias e complicam o quadro trafegabilidade da região.
Representando o governador do Estado, Tarso Genro, o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento, Luiz Carlos Busato, foi um dos primeiros proponentes do remanejo dos trilhos, ainda quando secretário Planejamento Urbano do município. "O novo traçado do metrô via subterrâneo trará melhorias na mobilidade urbana, além da revitalização e valorização do centro da cidade", comemorou. O recurso federal de R$ 5,9 milhões contempla a elaboração de plano funcional, o projeto básico e o projeto executivo. A proposta deve ficar pronta no prazo de um ano.
Segundo o Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o projeto tem extrema importância para a Canoas ."São obras como está que queremos para o país, que está sirva de exemplo para todo o Brasil." Ribeiro ainda destacou a importância da ação que vai unir a população da cidade. O presidente da Câmara Federal, Marco Maia, salientou o trabalho desenvolvido por Busato na Câmara na busca por recursos federais para viabilização do rebaixamento do trem.
Participaram ainda do evento, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o diretor presidente da Trensurb, Humberto Kasper, secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, a direção da empresa metroviária e autoridades.
O que continha no projeto inicial contratado pela prefeitura:
O trecho a ser modificado é de2,1 quilômetros;
O trem será enterrado entre as ruas Ipiranga e Barão Santo Ângelo;
A estação Canoas/La Salle também ficará no subsolo, porém na Praça da Bandeira;
Serão alargadas as ruas Guilherme Shell e Vitor Barreto;
No lugar de onde hoje é o trem serão plantadas árvores;
O trem passará por baixo da avenida Guilherme Shell.