Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Subsecretaria de Obras da Educação recebe o Prêmio de Reconhecimento Funcional

Publicação:

Em frente a um painel vermelho, dois homens e duas mulheres posam segurando a placa da homenagem.
Eduardo Leite, Izabel Matte, Vinicius Piccini e Danielle Calazans na entrega da homenagem - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom
Por Vitor Necchi/ASCOM SOP

A equipe da Subsecretaria de Obras da Educação recebeu, na tarde desta segunda-feira (28), o Prêmio de Reconhecimento Funcional – Todos pela reconstrução do Rio Grande. Ela foi eleita por meio de uma votação interna realizada pela Secretaria de Obras Públicas (SOP). Com organização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), cada órgão do governo estadual escolheu um departamento ou subsecretaria para ser homenageado pela atuação diante das enchentes de maio.

“Nossos servidores entenderam a situação e agiram para atender as pessoas, trabalhando além das suas atribuições regulares, porque uma excepcional onda solidária se somou às nossas rotinas”, lembrou a titular da SOP, Izabel Matte.

Quando as águas baixaram, permitindo acesso, as Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (Crops) realizaram mais de 500 vistorias em escolas e outros prédios do Estado, incluindo fins de semana e feriados, para encaminhar os reparos necessários.

Outra medida interna adotada pela SOP foi a alteração do cronograma de implantação da contratação simplificada, assim priorizando as regiões mais atingidas pelas enchentes. Nesse modelo, a licitação é feita por blocos de escolas e há um “catálogo de serviços” à disposição da SOP para atender às demandas com maior velocidade. Não é necessário licitar cada serviço, e a escola tem uma empresa responsável pré-contratada para realizar a manutenção. Isso acelera o processo, em comparação à realização de uma licitação por obra, que no passado era o único modelo possível.

Além dessas ações, a SOP, junto com o Gabinete do Vice-Governador e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), trabalhou na implantação de três Centros Humanitários de Acolhimento (CHA) em Canoas e Porto Alegre.

Em um ambiente aberto, um grupo de pessoas está reunido, posando para a foto com as mãos para cima. Atrás, vê-se parte da Ponte dos Açorianos, prédios e o Centro Administrativo Fernando Ferrari. O céu está azul, sem nuvens.
Fotografia dos servidores da Subsecretaria de Obras da Educação foi projetada no telão durante a cerimônia de entrega do prêmio - Foto: Ariel Engster/SOP

Conforme o subsecretário Vinícius Piccini, no período que se seguiu às enchentes, “nosso objetivo era estar presente para ajudar a solucionar as emergências e minimizar os impactos nas pessoas”. Representando os seus colegas, ele recebeu a distinção acompanhado da secretária Izabel. No momento da entrega, uma fotografia dos servidores foi projetada num telão, acompanhada da seguinte frase:

“A Subsecretaria de Obras da Educação agiu com o senso de urgência que o momento exigia para garantir o retorno dos alunos às escolas. O impacto provocado pela calamidade e a solidariedade despertada pelo drama coletivo fizeram com que a SOP, como um todo, reconfigurasse sua rotina em dias de exceção para dar respostas eficientes e rápidas à sociedade”.

A cerimônia, destaque da programação da Semana do Servidor 2024, ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contou com a presença do governador Eduardo Leite e da titular da SPGG, Danielle Calazans. Na abertura, houve uma apresentação do Coral do Servidor do Estado do Rio Grande do Sul (Cores).

Secretaria de Obras Públicas