Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Stédile prestigia homenagem da Assembleia Legislativa pelos 85 anos do CREA/RS

Publicação:

SITE
Os 85 anos do CREA/RS foram registrados no Grande Expediente da sessão plenária pelo deputado Gerson Burmann - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, prestigiou nesta quarta-feira (22) o grande Expediente da Assembleia Legislativa em homenagem aos 85 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS). A atividade teve como proponente o deputado Gerson Burmann. Engenheiro Civil, o parlamentar foi titular da SOP no período de janeiro de 2015 a abril de 2017.

A entidade reúne mais de 80 mil profissionais, entre engenharia civil, geografia, agrimensura, geologia, agronomia e outras categorias dessa área, e dispõe de 44 inspetorias para fiscalizar o exercício profissional. “Nossos cumprimentos à entidade e aos seus profissionais que ajudam a escrever a história do Rio Grande do Sul”, destacou o secretário José Stédile.

O CREA/RS é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

 site
Stédile destacou a importância da entidade e de seus profissionais para a "construção do Estado" - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP/RS

O Conselho atua na fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício profissional dessas categorias e ao Confea cabe garantir a unidade de ação e a normatização de todos os CREAs do Brasil, exercendo funções de supervisão financeira e administrativa sobre eles, formando-se assim, o Sistema Confea/Crea.

*Com informações da ALRS

Secretaria de Obras Públicas