Stédile palestra em atividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Agencia CBIB
Governo do Estado foi apresentado por três secretários na atividade - Foto: Agência CBIC

O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, participou de atividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Com o tema ‘O Labirinto das Obras Públicas’, a proposta busca visitar todos os estados do Brasil para entender os entraves locais e buscar soluções para destravar as obras. A atividade já foi realizada em Maranhão, Alagoas e no Distrito Federal.

Stédile lembrou que o trabalho do governo do Estado e da SOP é marcado pela transparência e pelo planejamento buscando a desburocratização dos processos. “A construção civil, por exemplo, é o setor que faz a economia se movimentar, gerando emprego e renda”, pontuou. Ele lembrou que a gestão busca parcerias para o combate do déficit habitacional e para o reaquecimento do setor.

O governo do Estado também foi representado pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild e pelo titular de Logística e Transportes, Juvir Costella, que realizou um balanço das atividades. “Das 27 obras que estavam paradas, mais de 15 já foram entregues. Estamos buscando o setor criativo também, como um termo de cooperação técnica, feito em parceria com a iniciativa privada e prefeituras municipais. Só com essa solução já economizamos mais de R$ 60 milhões”, destacou, conforme o site da CBIC.

“Entendemos que somente conversando com todos os players do mercado vamos encontrar as melhores soluções para o Brasil, que é o que interessa a todos”, resumiu o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Entre os participantes, estiveram o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-RS), Aquiles Dal Molin Júnior, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS), Ricardo Portella Nunes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Estilac Martins Rodrigues Xavier, bem como Marcelo Gazen, da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Ocorrido na última segunda-feira (14/09), o evento foi realizado em parceria com o Sinducon e a Sicepot-RS. A atividade integra o projeto ‘Melhoria da competitividade e da segurança jurídica para ampliação de Mercado na infraestrutura’ em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

*Com informações da Agência CBIC