Stédile adianta que 211 municípios serão contemplados com a perfuração de poços

e4ce069b 44e6 46fb b5e8 79d8b8d11191
Stédile abordou o trabalho liderado pelo governo do Estado para auxiliar os municípios atingidos pela estiagem - Foto: Isabela Aguiar - Ascom SOP/RS

A perfuração de poços artesianos em municípios atingidos pela estiagem foi pauta reunião virtual do secretário de Obras e Habitação, José Stédile, com integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O titular da SOP adiantou que 211 municípios do Estado serão contemplados com a iniciativa que será realizada pelo Exército.

Os recursos serão oriundos de emendas parlamentares da Bancada Federal Gaúcha, através da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), num valor de R$ 29,1 milhões, além do aporte de R$ 6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Stédile destacou que os serviços serão realizados em municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo do Estado, conforme critérios técnicos da Defesa Civil. “Há tempos o Grupo de Trabalho do governo do Estado tem buscado alternativas para auxiliar os municípios atingidos pela estiagem”, refletiu. “Nossa ideia é que cada município seja contemplado com R$ 70 mil para a realização das obras”, completou, lembrando que a lista das cidades contempladas será divulgada pelo governador nos próximos dias.

276197 G
Secretário José Stédile participou da reunião da Comissão da Agricultura da ALRS em 18/06 - Foto: Reprodução Agência de Notícias ALRS

A superintendente regional da Funasa no RS, Karla Viviane Rech, explicou que a participação do Exército possibilitará que os serviços sejam concluídos em menos de um ano. “A ideia inicial era de redistribuir os recursos diretamente para as prefeituras, mas a burocracia legal acarretaria em mais de quatro anos para o cumprimento do serviço”, disse.

Ela defendeu a formação de um comitê envolvendo as secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente e participação da Famurs para agilizar as informações a serem repassadas aos militares.

Participantes

A reunião foi liderada, na quinta-feira (18), pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito e contou com a presença de outros 11 parlamentares, além do secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

O presidente da Emater, Geraldo Sandri, além de representantes da Famurs e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar  (Fetraf-RS) igualmente participaram da atividade.

*Com informações da ALRS