Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

SOP participa de organização de evento no South Summit

Publicação:

-
-
Por ASCOM SOP

Servidores da Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul integram o grupo que organiza o Desafio BIMatch-RS. O evento é promovido pelo Departamento de Governança e Inovação de TIC da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DGTIC/SPGG) e pelo Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM RS), juntamente com a Semente Negócios e o Tijolo Hub. Lançada na quarta-feira, 8, a iniciativa é voltada para empresas que desenvolvam soluções tecnológicas relacionadas ao Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Construção da Informação.

O BIM é uma metodologia e representação digital de uma construção em todo o seu ciclo, ou seja, desde o projeto, o planejamento e o orçamento até as fases de construção, operação e manutenção. O desafio nasceu do intuito de incluir o BIM no South Summit não como competição, mas exposição para que também o Rio Grande do Sul conheça as ferramentas e saiba o que está sendo desenvolvido no mundo na área. A SOP fez parte do desenvolvimento do evento.

As inscrições - que podem ser feitas aqui - ficam abertas até 17 de março. De 18 a 23 de março serão selecionadas seis startups, empresas em fases iniciais de atuação e com algo novo a mostrar ao mercado, da região Sul para apresentações presenciais de três minutos, os pitches. As escolhidas serão divulgadas até 26 de março. A data das demonstrações ainda será definida, entre 29 e 31 de março, durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre.

Uma banca integrada por especialistas da engenharia e arquitetura avaliará os pitches, que devem apresentar soluções inovadoras e potencializadoras na elaboração de projetos, execução de obras públicas e gestão e manutenção desses ativos. As apresentações devem estar vinculadas a pelo menos um dos três eixos do desafio: Gestão de ativos, Manutenção e Experiência do usuário. As soluções devem ser validadas no mercado e atender aos critérios técnicos estipulados pela SPGG.

BIM

BIM é um conjunto de tecnologias e processos que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção de forma integrada. Por meio dele, as partes do projeto não são mais pensadas de forma isolada, mas com acesso a todas as informações disponíveis durante todo o ciclo de vida de uma construção, de forma simultânea e compartilhada. É possível consultar dados sobre qualidade e quantidade de materiais, segurança, custos e prazos, por exemplo. Seu uso aumenta o nível de confiabilidade dos projetos, da produtividade e da economia.

Nova forma de se pensar e coordenar projetos, o BIM vem sendo gradualmente adotado no Brasil, em especial no serviço público. O Governo do Estado instituiu ano passado a Estratégia Estadual de Fomento e Implantação do BIM (Estratégia BIMGov RS) para promover a implantação da tecnologia. Atualmente, o LaBIM RS tem um projeto piloto: a produção dos gêmeos digitais dos prédios do CAFF e da Seduc, uma representação virtual em tempo real de um objeto físico, que deve contribuir na manutenção e gestão dos espaços.

Secretaria de Obras Públicas