Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Secretaria de Obras Públicas acompanha vistoria em Canoas

Publicação:

.
Comitiva do governo estadual em visita ao município de Canoas - Foto: Rodrigo Ziebell / GVG

A secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, integrou nesta terça-feira (14) uma comitiva do governo estadual comandada pelo vice-governador Gabriel Souza para visitar locais de atendimento a abrigados da enchente em Canoas. Além de conferir as condições dos locais, foram estudadas alternativas para atender às pessoas que tiveram que deixar suas casas.

“Temos o dever de dar as melhores condições possíveis para os que estão desabrigados. Por isso, acompanhamos a visita para observar a segurança e conforto das instalações em Canoas”, explica Izabel. “Estamos em um momento sem precedentes na história do Rio Grande do Sul e, assim, precisamos dar o apoio que os gaúchos precisam, além de facilitar as ações de recuperação da infraestrutura do Estado”, complementa.

Foram vistoriados o Centro de Distribuição de Alimentos, o Centro Olímpico Municipal e o abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o maior do Estado, com mais de 6 mil pessoas atendidas, além de 900 animais.

Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, os secretários estaduais de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e de Logística e Transporte, Juvir Costella, o prefeito Jairo Jorge, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda e o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Luciano Boeira.

Secretaria cria sala de força-tarefa

.
Sala de força-tarefa criada no Tecnopuc

A Secretaria de Obras Públicas (SOP) tem concentrado a atuação, neste primeiro momento, na fiscalização dos estragos causados pelas chuvas. Os trabalhos começaram já no feriado de 1º de maio, quando equipes da SOP estiveram em escolas para avaliar o estado delas. Com a piora na situação das enchentes, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, onde fica a sede da secretaria, ficou inacessível, exigindo uma reorganização dos servidores. No dia 6, foi instalada uma sala de força-tarefa no Tecnopuc, centralizando o monitoramento dos estragos e organizando as ações para disponibilizar o mais rápido possível as escolas e os prédios públicos estaduais. Com a instalação do Centro Administrativo de Contingência (CAC) do Rio Grande do Sul, na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, na Capital, a SOP passou a atuar em conjunto com as demais secretarias do governo.

“A SOP está em alerta desde o início das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Neste momento sensível, temos que empregar ainda mais esforços para que as necessidades da população sejam atendidas, enfrentando as situações adversas”, afirma a secretária Izabel. “Não poderíamos parar nosso trabalho e, por isso, foi preciso repensar nossa organização e reforçar a dedicação”, conclui.

A força-tarefa reúne gabinete, direção-geral da secretaria, setorial da Procuradoria-Geral do Estado, subsecretário de Obras da Educação, diretores das subsecretarias, coordenadores do Departamento de Regionais e Fiscalização, equipe das Atas de Registro de Preços e Assessorias Técnica, de Comunicação e Jurídica.

Foi preciso contornar dificuldades como o desligamento de equipamentos da Procergs, que deixaram fora do ar parte dos sistemas virtuais utilizados pela secretaria. Novas soluções precisaram ser criadas rapidamente para manter as atividades em andamento. Nas redes sociais da secretaria, as publicações da pasta deram espaço ao serviço do governo do Estado para afetados e voluntários.

Texto: Ariel Engster / ASCOM SOP

Secretaria de Obras Públicas