Secretárias acompanham início das obras na Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul

Dentro do ginásio da escola, aparecem seis pessoas. Três em volta da mesa, onde se vê uma planta de obra, e três ao fundo.
Secretária Izabel Matte recebeu lideranças da região para apresentar os trabalhos - Foto: Tanara Oliveira/SOP
Por Ascom SOP

Uma obra aguardada pela comunidade de Caxias do Sul há mais de uma década começa a tomar forma. A reforma do auditório e do ginásio do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza — um dos mais tradicionais da cidade — começou. Nesta quinta-feira (26), a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, visitou a instituição de ensino, acompanhada da secretária adjunta Zilá Breitenbach e do subsecretário de Obras da Educação da SOP, Vinícius Piccini.

Os investimentos, por meio do Programa Lição de Casa, são da ordem de R$ 5,9 milhões. Os trabalhos estão a cargo da Cerâmicas Taquari, de Bento Gonçalves, e têm prazo de 360 dias. A fiscalização está a cargo da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Caxias do Sul.

Izabel Matte destacou que a importância do atendimento a demandas antigas e muito esperadas, como é o caso da Cristóvão — o que vem sendo possível a partir da retomada da capacidade de investimento pelo Estado. Segundo ela, é importante que a sociedade ajude a fiscalizar os serviços para que a entrega seja feita no período contratado.

Emocionada, a diretora Raquel Grazziotin, que se formou nesse dia, há 32 anos, na Cristóvão,  afirmou que esse é um momento muito importante para a comunidade escolar e para Caxias do Sul. “Ficamos muito gratos por ver esse trabalho começando e o nosso espaço sendo recuperado”, disse.

A empresa iniciou os trabalhos no ginásio da escola, onde está concentrado o canteiro de obras e a maior presença de trabalhadores. O local terá serviços como execução de acessibilidade para arquibancadas e ginásio, reforma dos banheiros e vestiários, pintura, reforma do sistema elétrico, de abastecimento de água e esgoto e reforma da cobertura. No auditório, os trabalhos compreendem a revitalização das cadeiras, a reforma do palco e da elétrica, por exemplo. Por questões de adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o espaço será reduzido e contemplará 860 lugares, mas continuará sendo o maior auditório da cidade.

A segunda etapa dos investimentos, que totaliza R$ 15,7 milhões, será para a reforma geral dos blocos A, B e C. Também serão executados serviços como a recuperação de passarelas entre os blocos escolares, além da rede elétrica e do PPCI. A licitação está em andamento, e os documentos em fase de análise. A outra obra refere-se a cercamento, e terá recursos de cerca de R$ 58,4 mil, que está em fase de contratação. No total, serão aplicados cerca de R$ 21,8 milhões na instituição de ensino que conta com cerca de mil alunos.

A presidente do Conselho de Pais e Mestres (CPM), Andrea Teresinha Soares Rodrigues, agradeceu pelas obras e deseja que a escola retome o protagonismo na educação caxiense. "Tenho muito orgulho de participar desse momento e desejo que isso também ajude a envolver os pais na vida escolar", completou.

Também estiveram presentes o coordenador da 4ª Crop, Joel Vargas da Silva, representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, além da prefeita em exercício, Paula Ioris, a presidente da Câmara Municipal, Marisol Santos, e o deputado Carlos Búrigo.