Secretaria de Obras promove nesta quarta-feira a 3ª edição do Seminário Regional Sul de BIM

BIM ok
Atividade ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro na Assembleia Legislativa - Foto: Divulgação SOP/RS

A secretaria estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) promove, nesta quarta-feira (12), a terceira edição do Seminário Regional Sul de BIM — Consolidando Parcerias, Ampliando Conhecimentos.

A atividade ocorrerá entre os dias 12 e 13 de dezembro no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O objetivo é dar continuidade às ações de disseminação do conhecimento e fomento da adoção do BIM (Building information Modelling) em projetos e obras de arquitetura e engenharia, no setor de obras públicas, iniciativa privada e meio acadêmico.

Em sua terceira edição, estão previstas palestras de profissionais das esferas pública e privada e a apresentação das experiências de utilização do BIM nos Laboratórios BIM existentes nas Secretarias de Estado do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento também contará com espaço dedicado ao debate e apresentações de cases de sucesso utilizados por empresas parceiras.

O evento é uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) em parceria com a SOP, com o apoio do Sintergs e entidades representativas da arquitetura e engenharia do Rio Grande do Sul.

Saiba mais

O BIM — Building information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção — consiste em um processo integrado e multidisciplinar para produção de projetos, planejamento e controle de obras, com larga aplicação no setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção.

Permite, através de automatizações, análises qualitativas e quantitativas mais precisas das futuras obras, a obtenção de informações mais coerentes e confiáveis em todo o ciclo de vida de um empreendimento.

O uso da plataforma BIM favorece o planejamento e gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados.

Programação do Seminário Regional Sul de BIM
Programação do Seminário Regional Sul de BIM - Foto: Divulgação SOP