Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Secretaria de Obras implementa metodologia de metas para qualificar entregas

Indicadores intensificarão o monitoramento para agilizar e qualificar andamento dos trabalhos

Publicação:

Foto de uma mulher vestida de rosa e de cabelos pretos usando um computador. Na tela, aparece um gráfico crescente.
Dados dos indicadores podem ser visualizados na plataforma de BI (business inteligence) - Foto: Ariel Engster/SOP
Por Ariel Engster/ASCOM SOP

A Secretaria de Obras Públicas (SOP) adotou uma metodologia de metas e indicadores para ampliar o monitoramento dos trabalhos desenvolvidos e qualificar e acelerar suas entregas. A medida faz parte de uma reengenharia interna desenvolvida desde o início da atual administração, em 2023, para modernizar processos e fomentar melhores práticas de gestão.

“Estamos aprimorando os processos da secretaria desde o primeiro dia e os resultados dessas mudanças são cada vez mais perceptíveis. Alcançamos um patamar de melhores entregas, com agilidade, processos mais claros e mensuráveis. Os planos formulados em 2023 estão se tornando realidade, beneficiando a todos os cidadãos, que veem o Estado mais presente e atuante”, comenta a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte.

Com o modelo de metas, a SOP amplia o alinhamento com as demandas e orientações do governo estadual, que vem adotando projetos inovadores para impulsionar a reconstrução gaúcha. A ação dialoga com o Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite para tornar o Rio Grande do Sul ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

A metodologia foi implementada pela SOP em maio, quando as subsecretarias e departamentos definiram os indicadores que passaram a nortear as entregas de cada setor. Os responsáveis atualizam uma planilha com dados como status, risco, ação a ser efetivada, medição atual e prazo de conclusão.

Essas informações alimentam uma plataforma de BI (business inteligence), desenvolvida pela Assessoria Técnica, Gestão e Inovação (Astec) da SOP, que reúne e exibe de forma visual as informações em um site, facilitando o planejamento e aprimorando o acompanhamento dos trabalhos.

Captura de tela de uma base de indicadores com gráfico de desempenho.
No BI, podem ser visualizados os dados dos indicadores de todos os departamentos - Foto: Divulgação/SOP

A medição dos resultados é mensal, mas, a cada semana, os dados são acompanhados para avaliação do andamento. Esse processo indica quais são as entregas necessárias, as previsões de conclusão e o já foi feito, levando boas práticas de gestão a todos os departamentos da secretaria. Além disso, esse sistema facilita para que os setores estejam mais cientes quanto à realização dos outros. As informações orientam as reuniões de alinhamento entre subsecretarias e departamentos da SOP.

No momento, o sistema conta com 31 indicadores que abrangem todos os setores da secretaria, vinculados aos principais trabalhos desenvolvidos internamente. O número pode mudar, conforme as necessidades. Outras rotinas importantes seguirão com outras formas de acompanhamento.

O objetivo das metas é aprimorar o andamento dos processos e ampliar as entregas feitas pela SOP. “Pretendemos deixar um legado de qualificação dos processos e facilitar o alinhamento com as demandas do governo. O sistema representa uma nova etapa da reestruturação promovida para destravar investimentos e acelerar as obras gerenciadas pela secretaria”, comenta Izabel.

Secretaria de Obras Públicas