Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Obras finaliza parecer técnico para demolição do antigo prédio da SSP

Publicação:

01
Secretário José Stédile e diretora de Obras, Caroline Benedetti, entregam estudo ao titular da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Ascom SPP e Ascom SOP

A Secretaria de Obras e Habitação (SOP) concluiu estudo sobre as condições da estrutura colapsada que restou do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destruído por incêndio em 14 de julho, que confirmou a necessidade de demolição total.

O documento foi entregue pelo secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, ao titular da Secretaria da Segurança Pública e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Também presente o secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.

07
Stédile, Ranolfo e Gastal na reunião ocorrida no gabinete da SSP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Conforme a avaliação realizada pelo departamento de Obras Públicas da SOP (DOP), o método mais adequado e seguro para a demolição controlada da estrutura é a implosão. O trabalho foi liderado pelo engenheiro Civil Júlio César Fredes da Silveira, especialista em engenharia de Segurança e do Trabalho e engenharia de Avaliações e Perícias.

A partir desse estudo, o Comitê de Contingência do governo do Estado encaminhará processo para contratação pública de empresas interessadas em executar o serviço, o que deve ocorrer nos próximos meses.

06
Estudo foi liderado pelo engenheiro Civil da SOP, Júlio César Fredes da Silveira - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Saiba mais

A SOP também esteve representada pela diretora do DOP, arquiteta Caroline Rigon Benedetti, pelo coordenador estadual de Obras Públicas (CEOP), arquiteto Ricardo Todeschini e pela engenheira Civil Josí Viegas Cunha, coordenadora da 1° SubCeop. Presente, ainda, a coordenadora Administrativa da SSP, Cristiane Radel.

No momento, não é possível estimar data para a realização da referida implosão e os detalhes sobre eventuais bloqueios e demais orientações serão divulgadas no momento oportuno.

A reunião ocorreu na última semana (24/09), no gabinete da SSP, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no Centro Histórico de Porto Alegre.

Secretaria de Obras e Habitação