Secretaria de Obras e Habitação define projetos estratégicos para 2021
Publicação:
O secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, esteve reunido, nesta terça-feira (17/11), com os diretores da SOP para a definição dos projetos estratégicos que farão parte do Acordo de Resultados do governo do Estado. Destaque para o alinhamento das ações, o estabelecimento de indicadores e metas e a projeção de entregas para 2021.
Entre as diretrizes, estão a redução do déficit habitacional, a regularização urbana e fundiária, o investimento na infraestrutura através da conservação de estradas vicinais, bem como a promoção de melhorias sanitárias domiciliares a famílias de baixa renda (construção de banheiros).
Destaque, ainda, para a modernização administrativa e a desburocratização de processos através do fortalecimento das ferramentas Sistema de Gestão de Obras (SGO) e BIMGov-RS (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção).
“Avançamos bastante nos últimos dois anos. Mesmo com a pandemia, em 2020, mantivemos o ritmo e o número de entregas. Além de comemorar os resultados, já iniciamos o planejamento para 2021”, resumiu Stédile, citando o trabalho realizado pelos departamentos de Obras Públicas, Habitação, Regularização Fundiária e Reassentamento, Desenvolvimento Urbano, Poços e Redes e Barragens. "Em 2021 teremos entre os diferenciais o programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, que busca beneficiar 11 mil famílias em todo o Estado, e devemos avançar também na construção de barragens", projetou.
Também presentes os gerentes dos projetos estratégicos, o secretário-adjunto, Vicente Pires e o coordenador de Gestão da SOP, Pedro Maboni. Os projetos são monitorados pela secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Os assessores de Governança para Obras, Carlos Bressan e Victor Varallo, igualmente marcaram presença.
Saiba mais
Os projetos estratégicos da Secretaria para 2021 são: Regulariza-RS: Regularização Urbana e Fundiária; Produção Habitacional; Construção e gestão de Barragens; Sistema de Gestão de Obras (SGO) e BIMGov-RS; além da construção de banheiros.
Também está em andamento o projeto de enfrentamento à estiagem através de ações como a contratação de horas-máquina para a recuperação de estradas vicinais e a perfuração de poços.