Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Habitação entrega 50 títulos de propriedade do Ipê

Publicação:

CAPA
"Espero por esse momento desde 1976. É uma emoção muito grande". Disse Maria do Carmo Duarte Garcez - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

A Secretaria de Obras e Habitação chegou a marca, nesta quinta-feira (09/09), de 50 liberações de hipoteca para servidores e empregados públicos que constituem a carteira habitacional do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS).

Os documentos, assinados pelo secretário José Stédile, são o primeiro passo para que as famílias adquiram a titularidade dos imóveis. Até o momento, a iniciativa já contemplou famílias de 20 municípios.

“Espero por esse momento desde 1976. Poder regularizar a minha casa é a maior alegria que eu poderia ter. É uma emoção muito grande”, disse Maria do Carmo Duarte Garcez, 72 anos. Moradora do bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, ela destaca, ainda, a segurança jurídica que a regularização tratá à família.

O titular da SOP lembrou que a promoção da habitação de interesse social é um dos projetos estratégicos da gestão 2019-2022. “É um trabalho muito gratificante que atende plenamente ao nosso compromisso: melhorar a vida das pessoas”, disse Stédile, destacando que a escritura definitiva reflete na valorização do imóvel, na dignidade humana e na herança familiar. “Habitação regular é qualidade de vida”, concluiu.

TEXTO
Airton Guilherme Grave, do município de Estrela, recebeu nesta quinta-feira (09/09) a hipoteca do imóvel - Foto: Lucas Leal - Ascom SOP/RS

Os 50 termos de hipoteca assinados, desde o início de 2021, tiveram a presença da diretora de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP, Letícia Gomes, e da responsável pela Carteira Habitacional do IPERGS, Liane Mucillo.

Saiba mais

O decreto n° 54.323, de 14 novembro de 2018, transferiu os serviços para a Secretaria de Obras e Habitação. Foram três anos de transição para a estrutura da SOP que, iniciou os trabalhos efetivamente, no final de 2020. Anteriormente, a carteira imobiliária do IPE PREV e do IPÊ Saúde estava dentro da estrutura funcional do IPÊ.

Hipotecas entregues em 20 municípios

Arroio Grande
Caxias do Sul
Cachoeirinha
Cruz Alta
Esteio
Estrela
Formigueiro
Gramado
Gravataí
Guaíba
Montenegro
Novo Hamburgo
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Santa Bárbara do Sul
Santa Rosa
São Francisco de Assis
Teotônia
Viamão

Secretaria de Obras e Habitação