Secretária apresenta ações e uso de tecnologias para impulsionar projetos e obras
Publicação:
A secretária em exercício de Obras Públicas, Zilá Breitenbach, participou nesta quinta-feira (23), do Smart Cities Park 2023, em Nova Petrópolis. No evento, Zilá falou sobre as mudanças implementadas na Secretaria de Obras Públicas (SOP) ao longo deste ano para qualificar e agilizar o andamento e a fiscalização de projetos.
Entre as ações elencadas estão a integração das Coordenadorias Regionais de Educação e Obras Públicas e o alinhamento das atividades entre os técnicos das duas pastas — cuja maior demanda são as obras da educação. O atendimento das escolas em sua integralidade, e não apenas por demanda, foi outro diferencial destacado. Além disso, a criação da Sala de Gerenciamento Intensivo (SGI), reunindo equipes das pastas de Obras e Educação, qualificou o trabalho com uma gestão permanente de dados e um sistema de controle de cada etapa de obra.
Para isso, a integração das equipes e o uso de tecnologias como a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), contribui para aprimorar o modo como os prédios públicos são planejados, projetados, concluídos e gerenciados. Exemplos disso são os projetos que estão em desenvolvimento para escolas da rede estadual e os estudos para as estruturas provisórias da Escola Padre Fernando, em Roca Sales, fortemente impactadas pelas chuvas no Vale do Taquari. O Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) foi apresentado pelo arquiteto da Subsecretaria de Obras da Educação Marcus Weber.
A utilização de construções modulares (offsite), deslocando o canteiro de obra para dentro da fábrica, darão mais velocidade e escala na construção de escolas e novos espaços para a prestação de serviços públicos. A adoção do modelo de contratação de empresas por meio de ata de registro de preços foi outro diferencial apresentado pela secretária em exercício da SOP, que dará mais velocidade e escala no atendimento de demandas.
A secretária Zilá também falou sobre o Programa Lição de Casa, lançado em junho pelo governo do Estado e cujo foco é a melhoria da infraestrutura da rede estadual de ensino. Levantamento desta semana feito pela SOP indica que já foram 125 obras concluídas. Outras 76 estão em execução, quatro aguardam Ordem de Início de Serviço (OIS), 38 estão em fase de contrato, 14 em licitação e 22 em atualização de projeto. “É isso que a gente quer fazer, que as escolas atraiam as crianças. Por isso, o trabalho dos técnicos e das coordenadorias junto à tecnologia e à inovação precisam estar em harmonia para que a educação possa ter resultados. O planejamento é fundamental para seguirmos avançando”, enfatizou.