Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Reunião ‘Tomada de Decisão’ define melhor proposta de ponte entre Tramandai - Imbé

Publicação:

20140121115702reuniaotramandaiimbe.jpg
“Agora que decidimos qual destas representam a melhor solução, podemos dar início ao processo licitatório” afirma Busato - Foto: Walter Fagundes/SOP

O assunto sobre a construção da nova ponte entre Imbé e Tramandai, que há mais de vinte anos vem sendo discutido, foi tratado nesta segunda-feira (20) por autoridades dos dois municípios e do governo do Estado. A reunião definiu  a melhor  solução para aliviar o fluxo de veículos nos meses de janeiro e fevereiro.  A pedido do Governador Tarso Genro, o Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, tomou providências relacionadas a nova ponte, que foram projetadas e apresentadas  pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan) durante o encontro.

O Diretor Superintendente da Metroplan, Oscar Escher, mostrou cinco alternativas de traçado sob ponte, onde três destas foram apontadas  como as melhores opções para o estudo de viabilização de construção. São elas: ponte a oeste das pontes atuais, em que se coloca em área de menos ocupação urbana; outra opção seria a leste das pontes atuais, nas proximidades de onde se localiza a antiga Ponte da Sardinha; e a terceira, a leste das pontes atuais, próxima a beira mar.

“Agora que decidimos qual destas representam a melhor solução, podemos dar início ao processo licitatório” afirma Busato. Segundo o secretário, a licitação é do Plano Funcional que determinará dois fatores, os estudos e o projeto executivo de uma delas. “ Os estudos apontarão qual das três opções é a ideal, com menos impacto, menos recurso e com mais agilidade. Quanto ao projeto, a SOP disponibilizará recursos para sua execução”, explica.

Para os prefeitos das cidades de Imbé e Tramandaí, Pierre Emerim e Edegar Rapaki, a reunião serviu para tomar um passo à frente sobre a ligação urbana entre os dois municípios e para que as pessoas fiquem mais esperançosas, pois em breve haverá um projeto de uma nova ponte. “ Estima-se que no início do segundo semestre já estejamos com o projeto em mãos”, disse Emerim.

Secretaria de Obras Públicas