Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Regularização Fundiária contemplará 800 famílias em Porto Alegre

Publicação:

Ilusrtação
Foto ilustração — Programa de Regularização Fundiária é projeto estratégico do governo do Estado na gestão 2019-2022 - Foto: Saul Teixeira - Ilustração, arquivo SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Dando continuidade ao projeto de regularização fundiária de áreas localizadas na capital e na Região Metropolitana, técnicos da Secretaria de Obras e Habitação estiveram no bairro Aparício Borges em Porto Alegre. Recebidos por lideranças comunitárias, trataram sobre o levantamento topográfico e dos laudos técnicos ambientais em três núcleos habitacionais.

Os serviços estão sendo realizados pela empresa Aerogeo Aerofotogrametria, Geoprocessamento e Engenharia LTDA. Serão contempladas cerca de 800 famílias nas comunidades Linha de Tiro, vila João Pessoa e vila Claréu.

O programa Estadual de Regularização Fundiária é projeto estratégico do governo do Estado, colocando a Habitação de Interesse Social como uma das principais diretrizes do nosso trabalho”, repercutiu o secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo.

O departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP (Derer) é responsável por determinar os locais contemplados pelos estudos, levando em consideração a demanda reprimida das áreas inseridas no Programa Estadual de Regularização Fundiária.

Derer aparícioo borges
Comitiva da SOP esteve reunida com lideranças comunitárias e representantes de associações de bairro - Foto: Divulgação - SOP/RS

O Derer esteve representado, na reunião ocorrida em 9 de maio, pela diretora Letícia Gomes, pela Assistentes Sociais Angelita Souza e Márcia Pereira, pelo engenheiro Miguel Farias e pela socióloga Samira Rada.

Saiba mais

A atividade foi marcada pela presença de diversas lideranças comunitárias. Destaque para representantes da Associação Comunitária Vila São Miguel (ACOVISMI), do Círculo Operário Ferroviário do RS (COFRS), da Associação de Moradores do Complexo da Chácara das Bananeiras (ASCOBAN) e da Associação das Esposas dos PM’s e Policiais Feminina do Nível Médio do RS (AESPPOM).

No total, o governo do Estado está investindo R$ 896.690,33 para a execução dos estudos que contemplará 73 hectares na capital e na Região Metropolitana, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

Secretaria de Obras Públicas