Ações da SOP contemplam todos os municípios da Quarta Colônia

Secretário Volnei Minozzo prestou contas do trabalho realizado pela SOP durante a Marcha dos Vereadores

capa
Secretaria de Obras e Habitação possui investimentos nos 11 municípios integrantes do Poder Legislativo da Quarta Colônia - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Os 11 municípios que integram a chamada Quarta Colônia, na região do Central do Estado, estão contemplados com ações do governo do Estado, por meio de convênios celebrados com a Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Entre as diretrizes do trabalho, está a contratação de horas-máquina para a recuperação de estradas vicinais, bem como a perfuração de poços tubulares profundos.

O detalhamento das ações pautou a presença do secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo, durante painel na XVI Marcha de Vereadores da Quarta Colônia e Região, realizado nesta quarta-feira (25/05), na Assembleia Legislativa. Os municípios foram contemplados com recursos do programa de Enfrentamento à Estiagem do governo do Estado e do programa Avançar nas Obras e Habitação.

Minozzo valorizou o caráter municipalista da atividade, lembrando que os convênios disponibilizados pela SOP possuem relação direta com as demandas regionais. “Conhecemos as necessidades, angústias e anseios dos prefeitos e vereadores. Os 11 municípios da regional estão contemplados com algum serviço da SOP”, comemorou, lembrando a experiência que teve como prefeito, vice-prefeito e vereador.

36
Presidente do Poder Legislativo da Quarta Colônia, Edmilson Bianco, vereadora Patrícia Parreira e secretário da SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Para a recuperação e a manutenção de estradas vicinais, a SOP destinou R$ 600 mil para a contratação de horas-máquina nos municípios de Formigueiro, Ivorá, Paraíso do Sul, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins. “Serão mais de 75 quilômetros de estradas recuperadas com impacto de quase 2 mil famílias beneficiadas”, completou Minozzo, acompanhado pelo coordenador de Gestão da SOP, Pedro Maboni.

Para a perfuração de poços tubulares profundos, a SOP aportou R$ 210 mil reais para a execução dos serviços em Faxinal do Soturno, Formigueiro e Nova Palma, sendo que cada prefeitura foi contemplada com R$ 70 mil. “Seguiremos empenhados para entregar cada vez mais resultados e contribuir com desenvolvimento econômico e social dos municípios”, concluiu o titular da SOP. Também compuseram a mesa, o presidente do Poder Legislativo da Quarta Colônia e Região, Edemilson Pissinin (Bianco), que também é presidente da Câmara de Vereadores de Ivorá, além da vereadora de Paraíso do Sul, Patrícia Parreira.

Para combater o déficit habitacional no Estado, o governo estadual está aportando R$ 143 milhões para ampliar os convênios da SOP. Entre as ações, destaque para a execução do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro. O município de Dona Francisca foi contemplado com quase R$ 50 mil reais para a construção de cinco módulos sanitários.

19
Coordenador de gestão da SOP, Pedro Maboni falou sobre os caminhos para os municípios se habilitarem aos convênios da SOP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Unidades Habitacionais

Outra iniciativa em andamento é o programa A CASA É SUA, que prevê a construção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Com inscrições encerradas em março deste ano, os municípios de Agudo, Faxinal do Soturno e Restinga Sêca se habilitaram dentro do prazo. Atualmente, as documentações estão em análise junto ao departamento de Habitação da SOP.

Outras ações - A Secretaria também possui participação em empreendimentos dos municípios e do governo federal, colaborando com cerca de R$ 80 mil reais por unidade habitacional. Nesta modalidade, os municípios de Agudo, Paraíso do Sul, Pinhal Grande e Restinga Sêca tiveram casas entregues recentemente. Os municípios de Faxinal do Soturno, Nova Palma e Restinga Sêca, por sua vez, ainda contam com as obras em andamento.

Saiba mais

Integram o Poder Legislativo da Quarta Colônia e Região, os seguintes municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Ivorá, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins.

Confira o detalhamento das ações da SOP na região no arquivo abaixo:

AÇÕES DA SOP NA 4ª COLÔNIA FINAL (.pdf 2,33 MBytes)