Projeto de macrodrenagem do Rio Caí é tema de reunião no Ministério da Integração Nacional

Reunião no Ministério da Integração Nacional debate Projeto de macrodrenagem do Rio do Caí - Foto: Flavia Corrêa
Por Jean P.H. Maidana/ASCOM SOP

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, cumpriu roteiro, nesta terça-feira (04), em Brasília. Na pauta a busca de parcerias com o Ministério da Integração Nacional para a execução do projeto de macrodrenagem do Rio Caí.

O titular da pasta foi recebido pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, para apresentar o trabalho realizado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), no estudo de alternativas e projetos para minimização do efeito de cheias e estiagem, assim como solicitar a liberação de recursos para o andamento do projeto de macrodrenagem do Rio Caí.

Durante o encontro o secretário nacional de Proteção da Defesa Civil, coronel Renato Newton, pediu a ampliação do estudo de viabilidade técnica, incluindo o município de Caxias do Sul. Segundo ele, isso é fundamental para que se saiba exatamente as intervenções que devem ser realizadas na ação de controle dos alagamentos rotineiros.

O secretário estadual de Obras, Rogério Salazar falou sobre a importância do projeto. “Estamos trabalhando para sensibilizar o governo federal na importância da liberação de recursos para a implementação de estudos, projetos e obras para minimizar os riscos de enchentes nos municípios localizados na região do Baixo Caí”, destacou o secretário.

Ao todo, são necessários cerca de R$ 5 milhões para finalização dos estudos e projeto executivo da obra que atende a antiga demanda dos municípios atingidos pelas cheias – como Montenegro, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Nova Santa Rita, e cidades próximas. Durante a reunião ficou acertado que após a entrega do relatório ampliado será autorizado pelo ministério a liberação de recurso na casa de R$ 3 milhões para finalização da fase de estudos de impacto ambiental e riscos.

Participaram da audiência o senador Lasier Martins, o deputado federal, José Stédile, o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, a diretora de regularização fundiária e reassentamento da SOP, Kellen Mattos e o prefeito de Pareci Novo, Oregino José.