Perfuração de poços artesianos atende 300 famílias no interior

95b46560 a043 4c9b a503 518aeff67664
Poço é aguardado há dez anos no município de Travesseiro - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado, por meio da secretaria de Obras e Habitação, firmou termo de cooperação técnica para a perfuração de poços artesianos nos municípios de Salto do Jacuí, Toropi e Travesseiro. Os convênios foram firmados nesta quarta-feira (05) entre o secretário José Stédile e os prefeitos municipais. A iniciativa contemplará 322 famílias nas regiões Centro-Serra, Central e Vale do Taquari.

Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP. “É um canal do governo estadual com as comunidades do interior visando o abastecimento de água para consumo humano. Mais do que satisfazer a necessidade básica, é um investimento na qualidade de vida da população”, destacou Stédile.

Salto site
Diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi, recebeu o prefeito de Salto do Jacuí - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Em Salto do Jacuí, serão beneficiadas mais de 200 famílias nas localidades Capão Bonito e Júlio Borges, que também contempla assentamentos indígenas. “O município decretou situação de emergência pela estiagem. Os poços chegarão em uma ótima hora”, resumiu o prefeito Claudiomiro Gamst Robinson. Também presente o vereador Sérgio Carvalho.

O poço era aguardado há dez anos pela comunidade. É uma conquista que se refletirá no desenvolvimento econômico e humano das famílias”. Foi assim que o prefeito de Travesseiro, no Vale do Taquari, Genésio Roque Hofstetter (Neco), definiu a relevância do convênio que atenderá 80 famílias na localidade de Linha São João Alto. Ele lembra que a parceria com o governo do Estado vem ao encontro das ações realizadas pelo município na localidade, entre elas, o investimento na energia elétrica.

Toropi site
"Se dependêssemos de recursos próprios, seria muito mais difícil atender a demanda”, destacou o prefeito de Toropi - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

A comunidade Linha Tamboretã, com 42 famílias, será o local contemplado no município de Toropi, na Região Central. “É uma grande notícia! Se dependêssemos dos recursos próprios, seria muito mais difícil atender a demanda”, disse o prefeito Lauro Scherer, lembrando que o local conta com um poço interditado por desmoronamento. “Atualmente, a comunidade é abastecida por um poço vizinho da Linha Jari como medida emergencial, mas existia o risco de sobrecarregar a rede de água’”, contextualizou. Acompanhou a assinatura, o assessor do deputado estadual Dirceu Franciscon, Luciano Oliveira.

Também presente na assinatura dos termos, o diretor de Poços e Redes da secretaria, Neorildo Dassi, e o assessor de gabinete da secretaria, Luiz Gustavo Martins. As atividades ocorreram na sala de reuniões da SOP, em Porto Alegre.