Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Implantação do BIM pauta reunião de trabalho na SOP

Publicação:

01
BIM contribui para aprimorar o modo como as edificações e a infraestrutura são planejadas, projetadas, concluídas e gerenciadas - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O gabinete da Secretaria de Obras e Habitação foi palco da terceira reunião do comitê gestor da tecnologia BIM (Building Information Modelling) do governo do Estado. Em pauta a implantação da ferramenta nos projetos de restauro, conservação e gestão de edificações.

O decreto n° 56311/22 do governo do Estado, institui a estratégia estadual de fomento e implantação da metodologia. Realizada de maneira híbrida, a atividade foi liderada, na quarta-feira (11/05), pelo coordenador da Divisão de Projetos Arquitetônicos da SOP, arquiteto Marcos Marcos Hofmeister.

O BIM contribui para aprimorar o modo como as edificações e a infraestrutura são planejadas, projetadas, concluídas e gerenciadas. A gestão da ferramenta teve início no governo do Estado por meio de técnicos da SOP; atualmente, o sistema está ligado à estrutura administrativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

06
Atividade foi liderada pelo coordenador da Divisão de Projetos Arquitetônicos da SOP, Marcos Hofmeister - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Presentes técnicos das seguintes órgãos e secretarias estaduais: Casa Civil; Fazenda; Inovação, Ciência e Tecnologia; Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo; Logística e Transportes; Meio Ambiente; Planejamento, Governança e Gestão; Obras e Habitação, além do Daer e da Procergs.

Sobre o BIM

A metodologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, começa com a criação de um modelo de projeto 3D inteligente usado para facilitar as tarefas de coordenação, simulação e visualização.

Secretaria de Obras Públicas