Hospital Psiquiátrico São Pedro é reformado pela Secretaria de Obras
Publicação:

O primeiro hospital psiquiátrico do Rio Grande do Sul, inaugurado na capital gaúcha com a presença da Princesa Isabel, em 1884, e que tem sido referência médica desde então, está sendo restaurado pela Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP). O investimento total das obras no Hospital Psiquiátrico São Pedro é de R$ 2,2 milhões. As obras começaram em março e tem previsão de serem concluídas em um ano.
As reformas são realizadas no bloco mais antigo. A expectativa é de que ele se transforme na parte administrativa do hospital. Hoje, a instituição está sendo desativada, mas ainda restam cerca de 300 pacientes. Conforme explicou o diretor administrativo do São Pedro, Paulo Gilberto Pohlmann de Souza, o prédio foi tombado há dez anos. “Esse hospital é muito antigo e, naturalmente, vem se deteriorando cada vez mais com o passar dos anos. A tubulação do telhado estava entupida e causava incomodação. E quando chovia, a água ia para dentro do prédio", conta. Souza explica ainda que o forro terá que ser todo substituído e as caixas d’água restauradas.
O fiscal da 1ª Coordenadoria Regional de Obras (CRO), em Porto Alegre, e também responsável pela fiscalização dos serviços, Evandro Rocha Reichenbach, explica que o telhado está totalmente comprometido pelos cupins e que será trocado por telha de barro, como era originalmente. “Algumas reformas que aconteceram há anos foram feitas indevidamente, e agora estamos derrubando banheiros e paredes para recuperar os espaços do jeito que eram antes”, concluiu.
O secretário da SOP, Luiz Carlos Busato, destaca a importância de preservar um prédio que tem um valor histórico para o Estado. “Além do Hospital Psiquiátrico São Pedro, também estamos restaurando agora o Instituto de Educação Flores da Cunha, aqui na capital gaúcha”, contou.