Governo inicia reforma em sete escolas estaduais nos últimos dias

card2023 - Obras nas Escolas
-

A obra de demolição e reconstrução do muro do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria, teve início na sexta-feira (19). Ao todo, sete instituições estão com obras de reparo iniciadas. Com o objetivo de dar melhores condições aos estudantes, professores e servidores, o governo do Estado está investindo mais de R$ 3,3 milhões nos projetos em andamento. Ao longo da semana, mais duas escolas reiniciaram suas reformas: a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Tuiuti, em Gravataí, e a EEEM Cilon Rosa, em Santa Maria.

Com 60 dias para ser executada, a obra na Olavo Bilac tem investimento de R$ 87,3 mil e será realizada pela Metrum Construções, com fiscalização da 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Santa Maria. A mesma Crop é a responsável pela reforma da cozinha e do refeitório da Cilon Rosa, retomada pela Analuza Construções ao custo de R$ 139,5 mil e com execução prevista para 60 dias. Já a Tuiuti está passando por uma reforma geral, com investimento de R$ 860,9 mil. Os trabalhos foram reiniciados pela Easy Service e serão fiscalizados pela 28ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Gravataí.

Em Caxias do Sul, a EEEM Alexandre Zattera, no bairro Desvio Rizzo, começou a receber reparos na última semana. Sob a fiscalização da 4ª Crop, de Caxias do Sul, estão sendo executadas as seguintes ações: reforma das instalações elétricas, colocação de novas coberturas no prédio de salas de aula, implementação de reforços estruturais, substituição do forro de madeira por forro e beirais de PVC e adequação do esgoto pluvial e da caixa de gordura. O investimento é de R$ 1 milhão, com prazo de conclusão estimado em 180 dias, sob a responsabilidade da Boa Vista Construções. Os recursos foram anunciados no final de abril pelo governador Eduardo Leite.

Na segunda-feira (15), começou a recuperação de três salas da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marieta D’Ambrósio, em Santa Maria, que haviam sido atingidas por um incêndio. O investimento é de R$ 112,8 mil, com execução da Boa Vista Construções e prazo de entrega de 90 dias. A fiscalização é da 8ª Crop, de Santa Maria.

A EEEF 27 de Maio, em Taquara, está recebendo um investimento de R$ 750,8 mil para a reforma da cobertura, do forro, das instalações elétricas, do piso, além de cercamento. Executada pela Ziller Construtora e fiscalizada pela 2ª Crop, de Novo Hamburgo, a obra tem prazo de 150 dias para ser realizada.

Na EEEM Padre Aneto Bogni, em Santo Antônio do Palma, as obras iniciadas contemplam a reforma das instalações elétricas em baixa tensão e lógicas, das instalações de cabeamento lógico e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, além da implantação de novo padrão de entrada em baixa tensão. O projeto é fiscalizado pela 7ª Crop, de Passo Fundo e executado pela Ene Construções e Instalações, ao custo de R$ 381,5 mil.