Governo do Estado investe em obras de infraestrutura em Torres

Pref Torres e sec Fabiano Pereira site
Secretário Fabiano Pereira e prefeito Carlos Souza comemoraram os investimentos em Torres - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

As 244 famílias da localidade de Linha Jacaré, no município de Torres, no Litoral Norte, em breve contarão com acesso à água. O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, e o prefeito Carlos Souza assinaram, nesta quarta-feira (7), convênio para a instalação de redes de água na localidade. O investimento será de R$ 251.224,20, sendo R$ 172.154,20 oriundos do governo do Estado. Em 2017, o governo estadual também empregou R$ 3 milhões no asfaltamento de ruas e avenidas do município.

Em relação à rede de água, o secretário Fabiano Pereira destacou a transversalidade do investimento. “Quando falamos, muitas pessoas não acreditam. Mas em pleno século 21 ainda têm comunidades que não contam com água em suas torneiras. Seguiremos trabalhando para garantir à população o direito sagrado de acesso à água”, destacou, lembrando o papel do Departamento de Saneamento da secretaria na superação dos trâmites burocráticos até o anúncio do investimento. “Investir em água é investir em saúde”, completou.

“Já temos poço artesiano perfurado pelo governo do Estado. A segunda etapa será retirarmos a água para o reservatório e a terceira será a implantação da rede de água”, explicou o prefeito de Torres, Carlos Souza. Segundo ele, o investimento refletirá no bem-estar da comunidade situada há oito quilômetros do centro do município. “Ter água adequada nas torneiras é um antigo sonho da comunidade”, resumiu, destacando, ainda, que a rede de água também garantirá segurança hídrica aos agricultores da região.

Investimento de R$ 3 milhões

Também foi abordado o asfaltamento de 14 ruas e de três avenidas, recentemente concluído. O investimento total foi de R$ 3.175.558,78, sendo R$ 2,5 milhões oriundos do governo do Estado através da Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional). “Esta é uma iniciativa que contribuiu com a infraestrutura e o desenvolvimento do turismo em Torres. Seguiremos trabalhando para colaborar com o crescimento dos municípios através de uma gestão voltada à sociedade”, destacou Fabiano Pereira.

Pref Torres 2
Também foi abordado o asfaltamento de 14 ruas e de três avenidas, recentemente concluído - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O prefeito Carlos Souza lembrou que as obras de asfaltamento exemplificam o papel do governo estadual no cotidiano dos municípios. Para ele, a iniciativa ameniza a falta de recursos enfrentada pela maioria das prefeituras gaúchas. “Agradecemos a Secretaria de Obras e a Metroplan pelos investimentos. Os municípios sofrem com a falta de recursos. Graças ao governo do Estado, temos ótimas notícias para comemorar e levar para o município”, concluiu.

Também participaram da reunião a chefe de divisão do Departamento de Saneamento da SOP, Thaisa Machado Beron, e a primeira–dama do município, Susi Souza.