Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado firma convênio para ações do Casa Verde e Amarela

Publicação:

0be88853 74ce 4c5c be9d b2e55066607e
Secretário José Stédile com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos - Foto: Divulgação - Ascom SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), aderiu ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que integra as ações do Casa Verde e Amarela do governo federal.

O convênio foi assinado pelo secretário da SOP, José Stédile, na terça-feira (28/09), durante reunião com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no Distrito Federal.

Chamada pelo governo federal de Casa Verde Amarela – Parcerias, a modalidade de financiamento visa reduzir ou zerar o pagamento do valor de entrada de um imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil.

O convênio determina que estados e municípios devam garantir contrapartida mínima de 20% do valor do residencial – que pode incluir o terreno. O aporte do estado ou município se soma aos subsídios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

5e51246c be16 44cc 8920 6e8748f0db64
Comitiva da SOP também contou com os diretores de Habitação e Regularização Fundiária - Foto: Divulgação - Ascom SOP/RS

Também presentes na assinatura, os diretores de Habitação da SOP, Edilson Marques, e a diretora de Regularização Fundiária e Reassentamento (Derer), Letícia Gomes.

Regularização Fundiária

O Casa Verde e Amarela também prevê ações de regularização fundiária e crédito subsidiado para melhorias de residências, enfrentando problemas de inadequações, como falta de banheiro ou de piso, por exemplo.

Secretaria de Obras Públicas