Governo do Estado beneficia 15 mil famílias com a recuperação de estradas

HORAS MAQUINA
Empréstimo de maquinário e a contratação de horas-máquina marcaram os primeiros 100 dias da atual gestão da SOP - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP/RS

O empréstimo de maquinário e a contratação de horas-máquina para a recuperação de estradas marcaram os primeiros 100 dias da atual gestão da Secretaria de Obras e Habitação (SOP). O secretário José Stédile lembrou nesta quarta-feira (10) que a maior parte dos investimentos integra a força-tarefa do governo do Estado para auxiliar os municípios da Fronteira Oeste atingidos pelo temporal de janeiro. Os serviços contemplam, ainda, o desassoreamento de arroios e beneficiam 15 mil famílias também em cidades da Região Metropolitana, Vale do Caí, Noroeste, Serra e Vale do Rio Pardo.

Até o momento, 10 municípios que tiveram o estado de emergência homologado pelo governo do Estado foram beneficiados pela contratação de horas-máquina. Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana receberam cerca de R$ 499 mil cada um para a contratação dos serviços. “A Casa Militar definiu os municípios contemplados priorizando as cidades mais afetadas pela chuva”, explicou Stédile.

Na última semana, o governo do Estado anunciou que mais sete cidades estão habilitadas, cabendo às prefeituras a entrega dos documentos no Desenvolvimento Urbano da secretaria. Os serviços somam R$ 1,5 milhão e serão realizados em Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Rosário do Sul, São Borja, Santana do Livramento e Quaraí. Cada um será contemplado com R$ 214 mil. Nos 10 municípios os serviços são de responsabilidade da empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda., com a supervisão e fiscalização da prefeitura e da SOP.

Stédile também lembrou de outra função da secretaria, o empréstimo de maquinário para a recuperação de estradas. A cidade de Farroupilha assinou convênio para o alargamento e o nivelamento de 70 quilômetros de estradas no município. A intervenção beneficiará 1.500 famílias.

100 dias SOP capa site
Secretário José Stédile assinou posse em 1° de janeiro e assumiu a titularidade da pasta em fevereiro - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP/RS

Em Vila Maria, a iniciativa atenderá 500 famílias através da recuperação de 10 quilômetros de estradas e a limpeza dos arroios Tarimba e Porongo. “Também renovamos a prorrogação do empréstimo de escavadeira para os municípios de Alvorada, Montenegro e Vale Verde”, completou Stédile, lembrando que em Alvorada o maquinário atua na limpeza do Arroio Feijó, com foco na prevenção de enchentes. O riacho divide os municípios de Porto Alegre, Alvorada e Viamão e tem extensão 15 quilômetros até desaguar no Rio Gravataí.

Sobre as próximas diretrizes da gestão, o titular da pasta adiantou que os investimentos na habitação tendem a nortear as atividades. “Estamos trabalhando para garantir a regularização fundiária de áreas pertencentes ao Estado. Moradia regularizada é investimento na dignidade humana”, finalizou.