Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Governo do Estado auxilia municípios atingidos pela chuva

As cidades mais afetadas são Alegrete, Uruguaiana, Bagé e São Gabriel

Publicação:

Governo do Estado auxilia municípios atingidos pela chuva
Governo do Estado auxilia municípios atingidos pela chuva - Foto: Jean Maidana/ASCOM SOP
Por Secom

A Defesa Civil estadual tem prestado auxílio, nesta semana, às cidades atingidas pela instabilidade no Rio Grande do Sul. Os municípios mais afetados são Alegrete, Uruguaiana, Bagé e São Gabriel, mas também há danos em Dom Pedrito, Jaguari, Pedro Osório, Quaraí, São Borja e São Francisco de Assis. No total, há 1.208 desalojados e 399 desabrigados.

Na quinta-feira (10), o governador Eduardo Leite reuniu-se com o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes, para garantir que a ajuda necessária chegue aos municípios. “Estamos dando orientações para que os prefeitos reúnam a documentação necessária o mais rápido possível a fim de que possamos homologar o decreto de emergência”, explicou o coronel Rocha.

Mais de 200 famílias atingidas em Alegrete 

A situação mais complicada é a de Alegrete, município no qual foi registrada uma morte. Até agora, 185 famílias (aproximadamente 740 pessoas) estão desalojadas e 137 (cerca de 550 pessoas) estão desabrigadas. O prefeito Márcio Amaral decretou situação de emergência na quarta-feira (9), e há previsão de que o número de famílias afetadas pela cheia do Rio Ibirapuitã aumente. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva chegou a 358 milímetros (mm) – a média mensal para janeiro é 135 mm , mas a expectativa é de que a instabilidade dê uma trégua nas próximas 12 horas.

Até agora, a Defesa Civil enviou 25 barracas, que estão sob a responsabilidade da prefeitura, para a montagem de um acampamento de emergência. Cada barraca aloja uma família de até seis pessoas. Além disso, uma equipe adicional do órgão permanece no município para dar suporte à Defesa Civil municipal. As atividades incluem vistoria de lugares afetados e abrigos. Por enquanto, 35 famílias estão abrigadas no Ginásio Municipal Osvaldo Aranha, mas, até o momento, 550 pessoas estão distribuídas em cinco abrigos pela cidade.

Em Uruguaiana, choveu quase o dobro do volume previsto para janeiro

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, também decretou situação de emergência na quarta-feira (9). Nas últimas 48 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 214,8 mm, quase o dobro do volume habitual do mês de janeiro (116,5 mm). A chuva deu uma trégua e, de acordo com as condições meteorológicas, não deve chover nas próximas 12 horas. Tampouco há previsão de rajadas de vento significativas nesta sexta-feira. O Rio Uruguai, porém, deve voltar a subir na semana que vem, devido ao deslocamento da onda de cheia na bacia do Ibicuí.

Para auxiliar o município fronteiriço, o Estado deslocou três células da Força de Reação Rápida do Corpo de Bombeiros, totalizando 12 militares, oriundos de Santa Maria, de Santa Cruz do Sul e de Santana do Livramento. O efetivo, munido de motosserras para auxiliar na remoção de árvores caídas, deve permanecer no local, atuando na liberação das vias públicas, até o final da tarde desta sexta-feira. O envio de mais maquinário está sendo avaliado pelo governador.

São Gabriel está sem abastecimento de água

O município de São Gabriel decretou situação de emergência na manhã desta sexta-feira (11). A Defesa Civil já deslocou o coordenador de Santa Maria, tenente-coronel Freitas, para dar suporte ao prefeito Rossano Gonçalves no processo de decreto de situação de emergência. Por enquanto, 600 pessoas estão desalojadas. Devido à instabilidade, a cidade ficou sem abastecimento de água potável. Também não há previsão de chuva no município nas próximas 12 horas.

A Defesa Civil estadual também deslocou técnicos para Bagé e São Francisco de Assis. As duas cidades foram afetadas pelo excesso de chuva. Várias estradas estão bloqueadas, impedindo o acesso às áreas interioranas, e casas foram alagadas. A cidade de Bagé decretou situação de emergência na quinta-feira (10). Em Dom Pedrito, sete famílias estão desabrigadas (cerca de 28 pessoas) e 10, desalojadas (aproximadamente 40 pessoas). A Defesa Civil estadual reuniu-se com representantes municipais para discutir o apoio necessário. Em Quaraí, há seis famílias desabrigadas (24 pessoas) e 16 desalojadas (64 pessoas).

Secretaria de Obras Públicas