Governo destina R$ 380 mil para construção de redes de abastecimento de água em três municípios

Poço tubular profundo perfurado instalado em Nova Esperança do Sul, onde será instalada uma das redes - Foto: Prefeitura de Nova Esperança do Sul
Por Nathalie Sulzbach

Os municípios de Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Pedro do Sul receberam R$ 380 mil do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), para a construção de redes de abastecimento, responsáveis pela distribuição da água proveniente dos poços tubulares profundos, no início deste ano.

Em Jaguari, a localidade contemplada será Linha 6 São Roque (R$ 130 mil, com contrapartida de R$ 35,8 mil do município). Em 2020, o município já havia recebido R$ 70 mil para a construção de dois poços artesianos. Em Nova Esperança do Sul (R$ 150 mil, com contrapartida de R$ 30,4 mil) e São Pedro do Sul (R$ 100 mil, com contrapartida de R$ 109,4 mil), as redes abrangerão as localidades de Rincão do Ouro e Goiabal, respectivamente. Em 2022, os dois municípios também receberam recursos para perfuração de poços. A estimativa é de que 43 famílias sejam beneficiadas.

Esses municípios entregaram toda a documentação exigida pela SOP e tiveram o plano de trabalho analisado e aprovado pelo Departamento de Poços e Redes (DPR), habilitando-se para receber o benefício. O sistema consiste em tubulações que captam a água bombeada dos poços e a distribuem até as residências na forma contínua e na pressão adequada, evitando o uso de caminhões-pipa, que encarecem o processo, ou a locomoção até o poço.

A rede de Jaguari conta com 9.155 metros de extensão, a de Nova Esperança do Sul, 1.075 metros e a de São Pedro do Sul, 1.921 metros. Elas podem ser estendidas depois, se necessário. Os recursos são provenientes do Fundo de Recursos Hídricos (Jaguari e Nova Esperança do Sul) e de emenda parlamentar (São Pedro do Sul).

O governo destina o recurso diretamente às prefeituras, que ficam responsáveis pela licitação da empresa. O recurso é repassado em parcela única, e a prefeitura deve designar um fiscal representante do município, de forma a garantir a regularidade do processo.