Farmácia Popular de medicamentos especializados terá nova sede em Porto Alegre
Publicação:

A população de Porto Alegre que depende de medicamentos para tratamento de doenças de alta complexidade contará com uma nova sede da farmácia popular do Estado. O projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria Estadual de Obras Públicas - SOP - atende às normas de acessibilidade e conforto técnico contemplando o atendimento humanizado da demanda de usuários, através de agendamento, evitando formação de filas de espera e otimizando a capacidade de trabalho dos servidores.
A nova sede da Farmácia de Medicamentos do Estado do Rio Grande do Sul, a ser instalada na Avenida João Pessoa, n°71, acolherá as exigências da Secretaria de Saúde e os novos padrões da Anvisa, em uma área de 510m2, totalmente reformada e de fácil acesso para melhor atender seus usuários. Segundo o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, a farmácia atende hoje cerca de 20.000 usuários, tendo em média 800 dispensações por dia. As pessoas atendidas são previamente cadastradas em sistema informatizado e seu atendimento é realizado com agendamento prévio mensal. No novo projeto, a sede oferecerá 100 cadeiras de espera e 12 guichês, sendo 6 para a entrega dos medicamentos e outros 6 para protocolo, cadastro e triagem. Além disso, a farmácia terá atendimento preferencial às pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
"A atenção dos arquitetos da SOP para a nova infraestrutura está voltada também aos setores de armazenamento dos medicamentos", informa Busato. São ao todo 40 coolers – ambiente refrigerado – destinado aos medicamentos, como vacinas que devem ficar 24 horas armazenadas; gerador, necessário às câmaras frias de conservação de medicamentos termolábeis de alto custo; local para armazenamento de resíduos, que serão colocados por empresa especializada nesta atividade; e sala de medicamentos controlados, para medicamentos especiais e outra para medicamentos devolvidos e recolhidos. “Considerando o valor dos medicamentos armazenados e a relevância para a saúde pública da população de Porto Alegre, a nova Farmácia do Estado representará um avanço na qualificação e humanização no atendimento pelo SUS,” garante o secretário.
O projeto já foi aprovado quanto às exigências da Vigilância Sanitária e já está sendo licitado pela CELIC - Central de Licitações. De acordo Busato, estima-se que a obra esteja em execução no primeiro semestre de 2014. “Informamos que há inquérito civil da Promotoria de Justiça de Defesa de Direitos Humanos de Porto Alegre do Ministério Público do Rio Grande do Sul, sob o n° 01128.00105/2012, por meio do qual o MP acompanha os prazos para a conclusão das obras da nova Farmácia do Estado,” acrescenta.
Os autores do projeto da nova sede da Farmácia de Medicamentos do Estado do Rio Grande do Sul são os arquitetos da Secretaria de Obras Públicas, Fabiana Fernanda Pacheco Jeremias e Julio César dos Santos Nardino e da Coordenadora da Divisão de projetos Aquitetônicos, arq. Lisiane Manassi Gomes.
Texto: Luciana Debom /ASCOM SOP