Estado beneficia 6 mil famílias com a contratação de horas-máquina

Serão investidos R$ 600 mil para a recuperação de 265 quilômetros de estradas vicinais

geral site
Secretário José Stédile recebeu os prefeitos na sala de reuniões da SOP, em Porto Alegre - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Dentro do Plano de Enfrentamento à Estiagem, o governo do Estado atenderá mais seis municípios com repasse para a contratação de horas-máquina visando a recuperação de estradas vicinais. Serão investidos R$ 600 mil na contratação dos serviços. Com a iniciativa, a Secretaria de Obras e Habitação (SOP) finaliza o aporte de R$ 6,2 milhões para atenuar os efeitos da falta de chuva em 62 cidades do interior.

Os municípios contemplados na segunda-feira (10/01) são Candiota, Ivorá, Nova Esperança do Sul, Rio Pardo, Riozinho e Vila Nova do Sul. Cada prefeitura receberá R$ 100 mil para a execução dos trabalhos. Serão recuperados 265 quilômetros de estradas, havendo impacto de 6 mil famílias beneficiadas.

O governo do Estado segue trabalhando para amenizar os efeitos da estiagem. Inclusive, na última semana, o governador já anunciou novas ações. É um trabalho conjunto das secretarias de Estado para colaborar com a retomada na normalidade nos municípios”, destacou o secretário de Obras e Habitação, José Stédile.

Como o decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil em 2020 não encontra-se mais em vigência, haverá contrapartida dos seis municípios. São recursos que chegam em ótima hora e serão muito bem aplicados”, resumiu o prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin.

Presentes, ainda, os prefeitos Alceu Marcos Pretto (Maquinhos - Riozinho) e Sérgio Coradini (Vila Nova do Sul), além do presidente da Câmara de Vereadores e prefeito em exercício de Rio Pardo, Diego Bitencourte. O município de Candiota foi representado pelo Coordenador de Projetos Juliano Lazzare. A prefeitura de Nova Esperança do Sul não contou com representação devido ao surto de Covid-19 que atingiu o poder executivo da cidade.

capa site
Com o repasse para os seis municípios, SOP concluiu aporte de R$ 6,2 milhões para enfrentamento à estiagem - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Destaque também para Liziane Jardim, que representou o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Rio Jaguarão (Cideja). A Secretaria de Obras e Habitação também esteve representada pela diretora de Desenvolvimento Urbano, Ana Paula Eid.

Saiba mais

Além das seis cidades contempladas neste ato, outros 56 municípios foram beneficiados em 2021. Na ocasião, foram repassados R$ 100 mil cada prefeitura efetuar os serviços e atenuar os danos causados pelos meses de seca do ano passado.

Resumo das ações por município:

CANDIOTA

Serão recuperados 3,1 quilômetros de estradas

Localidades: Estrada Arancíbeo e Distrito Baú

Impacto: mil famílias beneficiadas

IVORÁ

15,3 quilômetros de estradas

Localidades: Estrada Cafundó, Linha 1, Derrubada e Barreiro

Impacto: 112 famílias

NOVA ESPERANÇA DO SUL

14,9 quilômetros de estradas

Localidades: Curuçu, Coxilha Alegre e Linha 1