Escola Guararapes, em Arroio do Meio, recebe investimentos pela contratação simplificada

Única instituição da rede estadual no município havia sido atingida pela enchente de maio

Foto externa da escola, um prédio de dois pisos em azul claro. Na rua, dois carros estão estacionados. Há um muro azul em volta da escola e uma entrada com um letreiro com o nome da escola.
Após ser atingida pela enchente de maio, a Guararapes, em Arroio do Meio, foi atendida pela contratação simplificada - Foto: Divulgação/Seduc

Após ser atingida pela enchente de maio, a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, foi atendida pela contratação simplificada e retornou às aulas no início de setembro. Pelo novo modelo, o governo do Rio Grande do Sul investiu R$ 54,4 mil na instituição, que conta com 543 alunos.

A obra garantiu emergencialmente a segurança dos alunos e professores para o reinício do período letivo. A execução é da Cetus Construtora e a fiscalização da 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Estrela. A escola também será atendida por mais uma demanda da contratação simplificada, ainda em elaboração, que irá realizar uma recuperação geral do prédio.

Lançada em março, a contratação simplificada agiliza a manutenção das escolas estaduais. Nesse modelo, a licitação é feita por blocos de escolas e há um “catálogo de serviços” à disposição da Secretaria de Obras Públicas (SOP) para atender as demandas com maior velocidade. Não é necessário licitar cada serviço e cada escola tem uma empresa responsável pré-contratada para realizar as obras.

Localizada na rua Bento Gonçalves, 119, a única escola da rede estadual no município atende estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Na enchente, foram danificadas as salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, secretaria e muros. Mais R$ 240 mil foram destinados via parcela eventual de autonomia financeira, permitindo reformas emergenciais para a retomada das aulas presenciais. Além disso, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a escola Guararapes recebeu equipamentos como forno e fogão industriais, câmara fria, freezer horizontal duplo, armários e material de expediente. A Seduc também doou jarras elétricas e chromebooks, além de computadores e 60 kits de mochila cheia para os estudantes.

Texto: ASCOM SOP, com informações da ASCOM Seduc