Escola Guararapes, em Arroio do Meio, recebe investimentos pela contratação simplificada
Única instituição da rede estadual no município havia sido atingida pela enchente de maio
Publicação:
Após ser atingida pela enchente de maio, a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, em Arroio do Meio, foi atendida pela contratação simplificada e retornou às aulas no início de setembro. Pelo novo modelo, o governo do Rio Grande do Sul investiu R$ 54,4 mil na instituição, que conta com 543 alunos.
A obra garantiu emergencialmente a segurança dos alunos e professores para o reinício do período letivo. A execução é da Cetus Construtora e a fiscalização da 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Estrela. A escola também será atendida por mais uma demanda da contratação simplificada, ainda em elaboração, que irá realizar uma recuperação geral do prédio.
Lançada em março, a contratação simplificada agiliza a manutenção das escolas estaduais. Nesse modelo, a licitação é feita por blocos de escolas e há um “catálogo de serviços” à disposição da Secretaria de Obras Públicas (SOP) para atender as demandas com maior velocidade. Não é necessário licitar cada serviço e cada escola tem uma empresa responsável pré-contratada para realizar as obras.
Localizada na rua Bento Gonçalves, 119, a única escola da rede estadual no município atende estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Na enchente, foram danificadas as salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, secretaria e muros. Mais R$ 240 mil foram destinados via parcela eventual de autonomia financeira, permitindo reformas emergenciais para a retomada das aulas presenciais. Além disso, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a escola Guararapes recebeu equipamentos como forno e fogão industriais, câmara fria, freezer horizontal duplo, armários e material de expediente. A Seduc também doou jarras elétricas e chromebooks, além de computadores e 60 kits de mochila cheia para os estudantes.
Texto: ASCOM SOP, com informações da ASCOM Seduc