Drones cedidos pelo CAU/RS auxiliam SOP na gestão da Política Habitacional
Publicação:
Há um ano o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP) assinaram o Termo de Cessão de Uso de Bens Móveis. O CAU/RS cedeu drones para uso da Secretaria em ações relacionadas à regularização fundiária no Rio Grande do Sul.
Em um primeiro momento, os drones foram usados no censo de habitação. Por meio de fotos panorâmicas foi possível realizar um diagnóstico de loteamentos irregulares. O material compõe um livro fotográfico com a atual conjuntura dos loteamentos irregulares, sejam eles particulares, do município, do estado ou da União.
O equipamento cedido pelo Conselho também foi utilizado para o levantamento topográfico dos terrenos com vistas à regularização fundiária dessas áreas. O assessor de gabinete da SOP, Wagner Motta, destaca que “os drones têm uma capacidade sensorial de buscar altitude e longitude. São informações técnicas que, se processadas em software adequado, podem ser utilizadas na elaboração da planta altimétrica”.
Em contrapartida, a secretaria estadual de Obras e Habitação, na figura do secretário José Stédile, tornou-se importante parceira institucional do CAU/RS, com apoio em ações como o programa Casa Saudável e o projeto especial Nenhuma Casa Sem Banheiro, que irá beneficiar até 11 mil famílias gaúchas com o projeto de melhoria e construção de banheiros e saneamento básico nas habitações.
Confira algumas imagens AQUI!