Coordenadorias regionais de Obras e de Educação recebem orientações sobre o Agiliza

IMG 5814
No encontro, secretárias destacaram a importância da colaboração entre as pastas - Foto: Tanara Oliveira/Ascom SOP

As secretárias de Obras Públicas, Izabel Matte, e da Educação, Raquel Teixeira, conduziram a primeira reunião conjunta com todas as coordenadorias regionais das duas pastas – totalizando mais de 180 pessoas –, realizada na manhã desta quarta-feira (1/3). Foi apresentado um book do Agiliza Educação, com orientações para a aplicação dos R$ 30 milhões – R$ 27 milhões para as 2.341 instituições de ensino do Estado e R$ 3 milhões destinados para as 176 escolas classificadas em situação de urgência pelo plano para qualificação da infraestrutura escolar. O recurso começou a ser distribuído nesta semana.

A reunião foi a primeira realizada na Sala de Gerenciamento Intensivo, instalada no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), com o objetivo de reunir técnicos das duas pastas com total foco nas obras em prédios escolares.

A apresentação incluiu um panorama da infraestrutura escolar dividido por coordenadoria regional, com detalhamento das questões que afetam as instituições de ensino de cada região. Os participantes receberam orientações sobre o fluxo para utilização da verba, o que inclui a criação de um plano de aplicação financeira, instruções sobre quais serviços podem ser contratados e como proceder com eles, entre outras etapas.

Cada escola, Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) receberá um book específico com informações sobre as necessidades da instituição de ensino, orientações de planos de ação e dados sobre as demandas em andamento no Sistema de Gestão de Obras. As orientações incluem uma lista com 16 categorias de serviços que podem ser realizados com o recurso Agiliza Educação.

A secretária de Obras destacou a importância do espírito colaborativo para o trabalho conjunto entre as secretarias. “Em menos de dois meses, já estamos mudando paradigmas na nossa forma de trabalhar e de ver a escola. É uma alegria ver o trabalho alinhado entre secretarias, cujas mudanças propostas ficarão consolidadas para o Estado. Esse tipo de colaboração é transformador para o atendimento às necessidades da sociedade”, ressaltou Izabel.

Para a secretária da Educação, o olhar para toda a infraestrutura da escola tem sido o foco das secretarias e representa uma iniciativa inédita no Estado. Segundo ela, isso tem permitido eficiência e agilidade nos processos de qualificação infraestrutura – uma prioridade da gestão. “Estou confiante nessa parceria. Contamos com todos os nossos coordenadores de educação e de obras públicas nessa caminhada. Somos um só governo, com um só objetivo", declarou Raquel.

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Obras, Zilá Breitenbach, o subsecretário de Obras da Educação, Vinicius Piccini, e o subsecretário de Infraestrutura e Serviços Escolares, Rômulo Campos.

Texto: Ascom Sop
Edição: Felipe Borges/Secom