Conselho de Recursos Hídricos debate situação da estiagem e abastecimento no RS
Publicação:

Com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no YouTube, ocorreu na quarta-feira (11/11), a 107ª reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (DRH). A atividade foi liderada pelo titular adjunto da Sema e presidente do conselho, Paulo Pereira.
Entre as pautas da reunião esteve o prognóstico climático realizado pela Sala de Situação da Sema para os próximos meses. Conforme o monitoramento, os modelos globais indicam que os meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 devem alcançar o pico do fenômeno La Niña, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas. As informações de cada região foram passadas aos representantes dos Comitês de Bacias presentes, a fim de se organizarem para enfrentar o período.
No último mês, o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, participou de reunião com foco na prevenção da próxima estiagem prevista para o verão de 2021. Em debate o impacto na produção agropecuária e a busca de soluções para a população no meio rural. "Entre as ações previstas pela Força-tarefa do governo do Estado estão a perfuração de poços e a construção de açudes", adiantou o titular da SOP.
