Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Conselho de Recursos Hídricos debate situação da estiagem e abastecimento no RS

Publicação:

paulo sema
Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Pereira presidiu a reunião - Foto: Ascom Sema
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS*

Com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) no YouTube, ocorreu na quarta-feira (11/11), a 107ª reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (DRH). A atividade foi liderada pelo titular adjunto da Sema e presidente do conselho, Paulo Pereira.

Entre as pautas da reunião esteve o prognóstico climático realizado pela Sala de Situação da Sema para os próximos meses. Conforme o monitoramento, os modelos globais indicam que os meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 devem alcançar o pico do fenômeno La Niña, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas. As informações de cada região foram passadas aos representantes dos Comitês de Bacias presentes, a fim de se organizarem para enfrentar o período.

No último mês, o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, participou de reunião com foco na prevenção da próxima estiagem prevista para o verão de 2021. Em debate o impacto na produção agropecuária e a busca de soluções para a população no meio rural. "Entre as ações previstas pela Força-tarefa do governo do Estado estão a perfuração de poços e a construção de açudes", adiantou o titular da SOP. 

estiagem
Secretário Stédile participou, em 19/10, de reunião com foco na prevenção da próxima estiagem - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Num segundo momento da reunião, ocorrida em 19 de outubro, foram abordados os trâmites para a liberação dos recursos para os municípios contemplados pela perfuração de poços, a contratação de horas-máquina e a construção de açudes para o exercício 2020. 
Estiveram presentes, na ocasião, representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Governança e Gestão Estratégica (SGGE); Meio Ambiente e Infraestrutura; Fazenda e Corsan.
Saiba mais sobre a reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos AQUI!

*Com informações de Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Secretaria de Obras Públicas