Começa recuperação da escadaria do Colégio Protásio Alves, em Porto Alegre
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A escada de acesso ao Colégio Estadual Protásio Alves, de Porto Alegre, é mais do que um local de passagem. Por ali, os alunos costumavam se reunir, sentados nos degraus, ou posar para fotos. Em breve, eles poderão voltar a utilizar o espaço: a reforma começou neste mês e deve ser concluída em até 120 dias, com investimento de R$ 205.734,77 por meio do Programa Lição de Casa, do governo do Estado.
"É uma felicidade para nós, o início de tudo”, celebra a vice-diretora, Mariett Luiza Martins Cabral. Para ela, está começando uma etapa importante de recuperação do espaço escolar. “É uma mudança que também é solução”, comenta. Por ali, também é possível chegar ao saguão de entrada, lugar de circulação, apresentações artísticas e para receber os estudantes. Enquanto são executadas as obras, o espaço fica isolado.
A parte mais visível da intervenção está na frente da escola, voltada à Avenida Ipiranga: os trabalhadores recuperam a escada e constroem uma rampa de acessibilidade. Internamente, também há trabalhos ocorrendo: a parte inferior da escadaria está sendo recuperada. O acesso é pela antiga sala de informática, que a escola deve utilizar novamente em breve.
A obra é executada pela Toro Engenharia e fiscalizada pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Porto Alegre. Localizado na Avenida Ipiranga, 1090, no Bairro Azenha, o Colégio Protásio Alves atende a 1.057 alunos, em três turnos.
Pelo Lição de Casa, o município de Porto Alegre tem mais de R$ 260 mil destinados à obra concluída na Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha. Outros R$ 1,9 milhão são destinados a reformas em andamento, atendendo a quase 3 mil alunos.
Sobre o Lição de Casa
Lançado em junho, o Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e Educação, prevê a realização de 279 obras em 254 escolas até o final do ano. No total, serão destinados R$ 101,04 milhões para a qualificação da infraestrutura das instituições de ensino e a reformulação do ambiente escolar na rede estadual.
Texto: Ariel Engster/ASCOM SOP