Com investimento de R$18,6 milhões, Estado assina contrato para início de obras em escola de Cruz Alta

53643167499 2d9c05bd45 k
Participantes do ato ressaltaram importância da instituição para a comunidade - Foto: Gustavo Mansur/ Secom
Por Ascom SOP e Ascom Seduc

O governador Eduardo Leite assinou, nesta terça-feira (9/4), o contrato para o início da reconstrução e da ampliação do prédio da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, em Cruz Alta. O investimento de R$ 18,6 milhões está contemplado no Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação, e beneficiará cerca de 800 estudantes.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Gabriel Souza, a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, a secretária em exercício de Obras Públicas, Zilá Breitenbach, a diretora da escola, Viviane dos Reis Knachaka, e o representante da empresa que executará a obra, Valdeci Stiler.

“Sabemos que essa era uma demanda antiga e que as respostas não tinham sido dadas à altura do que esperava a comunidade ao longo dos últimos anos, mas conseguimos superar os obstáculos. A assinatura do contrato encerra um capítulo de dificuldades, e o governo vai assegurar os recursos para concluir a obra”, afirmou Leite. “É uma escola que será referência para o Estado, com um ambiente mais acolhedor e estimulante para os estudantes.”

“A obra representa o compromisso do governo do Estado com a educação, o que passa também pela revitalização das escolas. A conclusão das melhorias na estrutura da Margarida Pardelhas é uma demanda que acompanho desde o período em que era deputado estadual”, disse Gabriel. “Sei da importância para a comunidade de Cruz Alta e do quanto irá beneficiar a educação do município e da região – ampliando, inclusive, sua capacidade de atendimento para até 2 mil alunos.”

A estrutura física da escola será completamente reformada e receberá uma ampliação por meio da construção de novos blocos, aumentando a capacidade de alunos atendidos e qualificando o espaço. A empresa vencedora da licitação foi a Valdeci Stiler & Cia LTDA. A estimativa é de que a obra seja entregue no segundo semestre de 2025.

“Estamos muito felizes e esperamos que este momento seja um marco para uma nova fase na escola. A Margarida Pardelhas manteve ótimos resultados nos últimos anos e temos certeza de que toda a comunidade de Cruz Alta se beneficiará ainda mais das melhorias”, ressaltou Stefanie.

A área total de intervenção é de 8,06 mil m2, dos quais 6,4 mil m2 referem-se à reforma de espaços existentes e 1,6 mil m2 à construção de novos espaços. Após a assinatura do contrato, será emitida a ordem de início e a empresa vencedora da licitação terá até cinco dias úteis para começar os serviços.

“A educação estadual ganha com o reinício dessa obra que, com certeza, entregará uma escola acolhedora, moderna e que atenderá a todos os requisitos para uma educação inovadora, que olhe para o futuro", afirmou Zilá.

Escola centenária

Local tradicional para a comunidade escolar de Cruz Alta, a Escola Margarida Pardelhas aguardava a obra de reconstrução e ampliação de sua estrutura há mais de dez anos. O nome da escola se dá em referência à professora Margarida Pardelhas, que teve entre seus alunos Erico Verissimo, símbolo da literatura do Estado. Referência na educação para o noroeste do Rio Grande do Sul, a escola completou 110 anos no dia 8 de março.