Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Buscando integração, 1ª CROP passa a ter sala na 1ª CRE

Publicação:

20230404_CROP
- - Foto: ASCOM SOP

A partir desta terça-feira, 04, a 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) conta com uma sala na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A iniciativa faz parte do plano de qualificação da infraestrutura escolar do governo do Estado e busca ampliar a integração entre as equipes das secretarias de Obras e Educação. 

Inicialmente, quatro servidores da 1ª CROP passam a atender do prédio da 1ª CRE, número que será ampliado para seis. A ação também será estendida às outras CROPs, buscando aproximar as estruturas, agilizar processos e facilitar os contatos das coordenadorias em todo o Rio Grande do Sul. 

A 1ª CRE está localizada na rua Coronel André Belo, 705, bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O espaço ainda está recebendo adequações para a nova estrutura, que deve ser ampliada. O atendimento da CRE é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. 

Plano de qualificação da gestão escolar 

O governo do Estado apresentou, em 16 de fevereiro, um novo plano de gestão para qualificar a infraestrutura do ambiente escolar da Rede Estadual. O diagnóstico, elaborado de maneira conjunta pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Obras Públicas (SOP), envolveu reuniões com cada uma das 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE) e das 28 Coordenadorias Regionais de Obras Públicas (CROP), além da análise de demandas cadastradas no Sistema de Gestão de Obras e formulários aplicados em todas as escolas. 

A revisão das estruturas internas da Seduc e da SOP e a relação integrada das duas pastas no processo de qualificação da infraestrutura das escolas é um dos destaques da estratégia. Foi criada, dentro da SOP, a Subsecretaria de Obras da Educação, exclusivamente dedicada ao atendimento da rede escolar. O governo passou a trabalhar no alinhamento entre as coordenadorias regionais das secretarias, e foi criada ainda a sala de gerenciamento intensivo para as obras de educação. 

Texto: Ariel Engster/ASCOM SOP 

Secretaria de Obras Públicas