Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Barragem do Itú pode ser retomada

Publicação:

20131002162719site-01.jpg
A construção que teve início em 1960 foi interrompida duas vezes por falta de recursos e paralisada por tempo indeterminado em - Foto: Walter Fagundes/SOP

 

Nesta quarta-feira (02), a Fundação de Energia para todos – FUNERG - apresentou estudo ao Secretário de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Luis Carlos Busato sobre a Barragem da bacia do Rio Itú, localizada nos municípios de São Francisco de Assis e Manoel Viana.

A construção que teve início em 1960 foi interrompida duas vezes por falta de recursos e paralisada por tempo indeterminado em 1964. De acordo com a EngService,  empresa responsável pelo estudo estrutural da barragem  e representada por Claudio Alexandre Burtet, a retomada da obra beneficiará a região considerada a 24º mais pobre do Estado, através da irrigação e futuramente levando energia limpa às duas cidades.

Busato se responsabilizou em apresentar o projeto ao Governador Tarso Genro e ao Ministério da Integração para viabilizar o reinicio da obra. “Vou conversar sobre esse assunto com o governador e procurar recursos, até mesmo Federal para concluir esta barragem”, diz.

 Entretanto, o Secretário determinou a necessidade de formatação do estudo quanto às normas exigidas pelo governo para que seja feito a análise ambiental, legal e técnica.

Para defender a pertinência em reaver a construção da barragem, a reunião também contou com a presença dos representantes da FUNERG, o Diretor Jurídico, Ortêncio Gonçalves Carvalho, o Diretor Geral, Sérgio Martins Oliveira, o Presidente do Conselho Administrativo, Jorge Ernani da Silva Cruz, o engenheiro, Samuel Martins Correa, bem como o Secretário de Habitação, Industria e Comércio de São Francisco, Tamer Costa Lopes e o Diretor do Departamento de Irrigação, João Carlos Almeida.

Secretaria de Obras Públicas