Assinado contrato para implosão do antigo prédio da Segurança Pública

Previsão é que os serviços sejam realizados em até 30 dias

Capa site
Início dos Serviços foi autorizado pelo secretário de Obras e Habitação, José Stédile - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS
Por Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) concluiu o processo para contratação da empresa que irá executar a implosão da estrutura colapsada que restou após o incêndio da antiga sede da pasta, na Avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. O contrato com a FBI Demolidora foi assinado no último dia 10 e teve súmula publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Estado (DOE). O valor do serviço, que inclui a demolição e remoção dos escombros com transporte e descarte apropriado, é de R$ 3.150.000,00.

O secretário de Obras e Habitação, José Stédile, assinou a Ordem de Início dos Serviços, na terça-feira (25/01), no gabinete da SOP, na Capital. Os trabalhos serão iniciados na próxima semana, com prazo para execução completa de 120 dias consecutivos. A previsão é que a implosão do edifício ocorra em até 30 dias. Também presente o Coordenador Regional de Obras Públicas da SOP, engenheiro Ricardo Todeschini, além Administrativo da SSP, Coronel Roberto Galdino.

Entre as obrigações contratuais da empresa, está a realização de um estudo de impacto de vizinhança, no qual serão realizadas vistorias em todos os imóveis, residenciais e comerciais, em um raio de 300 metros a partir do prédio da SSP. Essa extensão inclui, entre outros, a sede do futuro Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais (Crepec) do Instituto-Geral de Perícias (IGP), a Rodoviária de Porto Alegre, hotéis, o prédio da Companhia Estadual de Silos e Armazéns do RS (Cesa), trilhos do Trensurb e a Avenida Castelo Branco.

foto geral
Atividade reuniu representantes da empresa, equipe da SOP e diretor da SSP - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O contrato já prevê que a implosão ocorra em um final de semana, quando normalmente a Capital apresenta menor movimentação, inclusive pela necessidade de suspensão temporária de funcionamento da Rodoviária e da circulação do Trensurb. A definição de data e horário da implosão também levará em conta a previsão meteorológica e a articulação com os órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

A SOP também esteve representada, na assinatura da Ordem de Início dos Serviços, pelos engenheiros que serão responsáveis pela fiscalização dos serviços: Júlio César Fredes da Silveira, Rogério Cunha e Luciano Fontoura.

equipe sop
Fiscalização dos serviços será realizada por engenheiros da Secretaria de Obras e Habitação - Foto: Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

Saiba mais

A FBI Demolidora, com sede no município paulista de Cotia, terá como responsáveis técnicos pela implosão o engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias e a engenheira civil Ana Paula Marino Faustino. Formado na Escola Politécnica da USP em 1979, Dias é amplamente reconhecido na área como o profissional com maior know-how do país e responsável pelas maiores implosões já realizadas no Brasil.

Conhecido como “Manezinho da Implosão”, tem entre seus trabalhos mais importantes as implosões do Edifício Palace II, no Rio de Janeiro, em 1998, da penitenciária do Carandiru, em São Paulo, em 2002 (com uma segunda etapa realizada em 2005), do Edifício Berrini, também em São Paulo, em 2008 – considerada uma das operações mais difíceis já executadas no país – e do Estádio da Fonte Nova, em Salvador, em 2010.

Saiba mais AQUI!!!

Texto: Carlos Ismael Moreira