Secretário Fabiano Pereira cumpre roteiro em Sant'Ana do Livramento

Secretário Fabiano Pereira cumpre roteiro em Sant'Ana do Livramento
Secretário Fabiano Pereira cumpre roteiro em Sant'Ana do Livramento - Foto: Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP
Por Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

A regularização dos imóveis da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab) foi tema da audiência pública realizada na manhã deste sábado (19), no Clube Cruzeiro do Sul, em Sant'Ana do Livramento. Durante a atividade, foram apresentadas aos mutuários dos imóveis da extinta Cohab as novas facilidades no processo de regularização de seus imóveis. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP) e a Prefeitura Municipal. No município existem 353 imóveis que ainda precisam passar pelo processo de regularização, divididos nos núcleos Vila Kennedy, Planalto e Armour.

Mutirão da COHAB em Sant'Ana do Livramento
Mutirão da COHAB em Sant'Ana do Livramento - Foto: Jean P.H.Maidana / ASCOM SOP
Para o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, a integração dos trabalhos vai permitir o desenvolvimento do município e mais dignidade para as famílias. "Hoje é uma data importante, um momento construído com muita responsabilidade, para buscar atender aquelas pessoas que mais precisam. Através de uma parceria reunindo o governo do Estado, prefeituras, defensoria pública e cartórios, ampliamos os mecanismos para a regularização dos imóveis da extinta Cohab. Estamos trabalhando para que essas famílias concretizem o sonho das escrituras definitivas de seus imóveis", destacou o secretário.

O prefeito Ico Charopen destacou a importância da ação para o município. “Enfrentamos um período de grandes transformações no município. A crise financeira não pode servir de desculpas, quando se tem vontade política aprendemos a inovar. Essa importante ação de regularização dos imóveis da extinta cohab, começou a ser debatida lá no inicio do governo. É um projeto importante que vai beneficiar as famílias que aguardam há anos a escritura definitiva de suas moradias”, finalizou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Habitação, Mari Machado, falou sobre a importância da iniciativa. "Quando assumimos o governo passamos a trabalhar no planejamento das ações para viabilizar a regularização de 352 lotes da extinta Cohab", explicou. Segundo Mari, o Executivo deve encaminhar projeto de lei onde os moradores da extinta COHAB terão isenção do Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis – ITBI.

Ao término da audiência pública, os técnicos da força-tarefa da extinta Cohab ficaram à disposição para atendimento individualizado a cada proprietário. As famílias puderam avaliar a situação de seus imóveis e receber informação sobre os documentos necessários para o processo de regularização.

Infraestrutura e Educação

No final da manhã, Fabiano Pereira acompanhado da vice-prefeita, Mari Machado, e do secretário municipal de Obras, Ricardo Dutra, visitou as localidades que foram contempladas com os serviços realizados pela prefeitura com o apoio do Governo do Estado. Através do Programa de Apoio Operacional desenvolvido pela SOP, o município foi beneficiado com o empréstimo de uma escavadeira hidráulica, utilizada para a limpeza e desassoreamento dos arroios, uma ação de prevenção às enchentes e alagamentos.

"As ações de prevenção às enchentes e alagamentos é fundamental para garantir as famílias segurança e tranquilidade. Quando podemos observar todo o trabalho realizado no município, na limpeza e desassoreamento dos arroios, ficamos satisfeitos em ter feito parte dessa importante ação", frisou Fabiano.

O secretário também visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vitéllio Gazapina, que foi beneficiada com as obras de reforma e cercamento da quadra de esportes, reforma das salas de aula, sala dos funcionários, cobertura do pátio interno, substituição dos forros e luminárias. Na instituição de ensino foram investidos R$ 257 mil. "Investir na educação é ter confiança no futuro e no desenvolvimento do nosso estado. Nosso compromisso é destravar e dar agilidade aos processos e obras", destacou o secretário.

Estiveram acompanhando a visita o coordenador regional de Obras Públicas da 19ª CROP, José Pedro Duarte Chuy, a diretora da escola, Liziane Machado, representantes da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, lideranças locais e comunidade escolar.