Secretaria de Obras investe no desenvolvimento econômico e social da Quarta Colônia

FAXINAL capa site
Secretário Fabiano Pereira vistoriou investimentos no Governo do Estado na Quarta Colônia - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Jean P.H. Maidana - Ascom SOP/RS

Promover o desenvolvimento e a infraestrutura dos municípios da Quarta Colônia é um dos compromissos do Governo do Estado, para alavancar a economia e o turismo da região. Na exuberância do verde, cachoeiras, entre vales e morros, encontra-se a quarta colônia, uma região no centro do Rio Grande do Sul, formada por nove municípios.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira cumpriu agenda em três municípios da quarta colônia, nessa segunda-feira (12), para ouvir as demandas da comunidade e acompanhar a execução dos serviços e obras em execução. “Estamos descentralizando as ações da secretaria, mostrando os benefícios que o Governo do Estado está realizando para auxiliar os municípios na recuperação de estradas vicinais e na perfuração de poços artesianos”, explicou.

Ele lembrou que, na Quarta Colônia, a SOP está investindo no desenvolvimento econômico e social, beneficiando a recuperação de estradas vicinais em Agudo e Faxinal do Soturno, assim como em obras de saneamento em Agudo e Silveira Martins.

SJ POLESINES site
Investimentos em educação e perfuração de poços artesianos pautou a reunião em São João do Polêsine - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O roteiro iniciou com a reunião na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), em São João do Polêsine, com a diretora de captação e relações institucionais do consórcio e ex-prefeita do município, Valserina Bullegon Gassen, com o prefeito Mattione Sonego e com o vice-prefeito, Paulo Pozzebom. Foram debatidos os investimentos do governo na região nas áreas da educação, assim como a perfuração de poços artesianos e o suporte aos municípios na recuperação e manutenção de estradas vicinais. Nas próximas semanas São João do Polêsine será beneficiado com a perfuração de poços artesianos.

Faxinal do Soturno

Na prefeitura de Faxinal do Soturno, o titular da pasta foi recebido pelo vice-prefeito, Lourenço Moro e pelos secretários municipais de Obras, Clóvis Benetti e de Agricultura, Paulo Marzari. A comitiva esteve na comunidade da Linha Saxônia, vistoriando os cerca de 5 km de estradas vicinais que já receberam ações de alargamento da via, cascalhamento, conserto de bueiros, patrolamento e compactação. “O município foi contemplado com a contratação de horas máquinas de escavadeira hidráulica, motoniveladora e rolo compactador, num investimento de R$ 150 mil”, comemorou Fabiano. A iniciativa beneficiará 280 famílias que residem e trafegam diariamente pelas estradas vicinais.

FAXINAL
Recuperação de estradas beneficiará 280 famílias em Faxinal do Soturno - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O governo do Estado também destinou, no último período, via autonomia financeira, R$ 150 mil para obras emergenciais na Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis, que beneficiará 657 alunos. O gerente da Corsan Claudiomiro Weber também participou da reunião.

Agudo

Agudo 1 site
Cerca de 20 quilômetros de estradas serão recuperados no município de Agudo - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

Os investimentos na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em Agudo pautaram a reunião com o prefeito Valério Trebien, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Neu e o ex-prefeito, Ari Alves Anunciação. Também foi abordado o convênio de contratação de horas máquinas em fase de execução na Linha Teutônia e Canto Católico, que está recuperando 19 quilômetros de estradas vicinais.

O município foi contemplado com a contratação de 800 horas de caminhão para auxiliar no transporte do cascalho utilizado na recuperação das vias. “A prefeitura também está empregando uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador, uma motoniveladora e caminhões. O investimento de R$ 111 mil na recuperação deste trecho vai beneficiar 600 famílias”, lembrou o diretor de Desenvolvimento Urbano da SOP, Rodrigo Reis.

Na área da educação o governo do Estado também destinou via autonomia financeira R$ 250 mil para obras e projetos nas Escolas Professor Willy Roos e Luiz Germano Poetter. Foram destinados, ainda, R$ 70 mil para a reforma das instalações elétricas e revestimento do piso da Escola Dom Érico Ferrari.

Agudo 2 site
Secretário também abordou investimentos da Corsan e reformas em escolas de Agudo - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP

O governo do Estado através da Corsan investiu R$ 683 mil na construção de um novo reservatório e câmara de captação de água bruta para ampliação da Estação de Tratamento de Captação e do Sistema de Abastecimento de Água no município. O novo reservatório da CORSAN tem a capacidade de 200 mil litros, ampliando a capacidade de reserva de água no município para 450 mil litros.