Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

PPP avança: Conselho de Administração da Corsan aprova Parceria pelo Futuro

Publicação:

PPP avança: Conselho de Administração da Corsan aprova Parceria pelo Futuro da Corsan
PPP avança: Conselho de Administração da Corsan aprova Parceria pelo Futuro - Foto: Divulgação Corsan

O Conselho de Administração da Corsan aprovou na tarde desta sexta-feira (14) a proposta de Parceria Público-Privada que prevê a universalização do saneamento na Região Metropolitana de Porto Alegre em um prazo de 11 anos.

Ao abrir a reunião, o presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, relatou que o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo do Estado examinou e aprovou o projeto no início do mês, tendo avaliado seus riscos e benefícios. “O parecer emitido foi favorável, passando agora à análise do Conselho de Administração. A próxima etapa prevista no processo será o lançamento da consulta pública e a audiência pública, seguida do processo licitatório”, explicou Presser.

A equipe responsável pelo projeto apresentou ao Conselho os principais pontos que envolvem a modelagem e o escopo da contratação. O investimento corresponde a R$ 1,85 bilhão para a universalização dos serviços em até 11 anos nas nove cidades beneficiadas que são Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Guaíba, Eldorado do Sul, Esteio e Sapucaia do Sul. Os municípios foram priorizados em função da grande concentração populacional e por contribuírem para dois dos dez rios mais poluídos do País, o Sinos e o Gravataí.

O contrato prevê a gestão por resultado, o controle social e a transparência, além de um verificador independente que funcionará como uma auditoria no acompanhamento e fiscalização dos serviços.

O secretário de Obras e Saneamento, Fabiano Pereira, reforçou o ganho social do projeto. “Estamos tratando de mais saúde e geração de renda por meio de 32,5 mil novos empregos que a Parceria poderá proporcionar. Externalidades que terão reflexos na qualidade de vida de toda a população do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou.

Para o presidente do Conselho de Administração, Augusto Arnold filho, procurador do Estado, “Estamos dando um grande passo para a Corsan e para o Estado. Com a Parceria, vamos ajudar a garantir mais investimentos inclusive nos municípios que não estão no escopo da PPP, porque a Corsan poderá concentrar esforços aí”, ressalta.

Informações sobre a Parceria pelo Futuro em desenvolvimento pela Corsan podem ser obtidas no site www.parceriacorsan.com.br.

Secretaria de Obras Públicas