Novo titular da SOP destaca ações da pasta na 5ª edição do Seminário de Governo

Sec Boka capa site
Novo titular da pasta citou as ações de destaque da SOP e projetou novos investimentos - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
Por Jean P.H. Maidana

O debate sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo governo do Estado e a projeção de ações para o futuro foram temas da 5ª edição do Seminário de Governo, realizado nesta quarta-feira (11), na casa da Música da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
No início da tarde, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Sandro Boka Oliveira, participou do Painel Infraestrutura, que reuniu ainda os titulares das pastas de Transportes, Minas e Energia e o do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Sandro Boka afirmou que a Secretaria está preparada para os desafios e salientou a importância de iniciativas inovadoras na gestão pública. Um dos pontos abordados no painel foi o termo de cooperação técnica com oito instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, para a elaboração de projetos elétricos que deverá beneficiar os alunos, professores e comunidade escolar da rede estadual de ensino.

Também foi abordado o Sistema de Gestão de Obras (SGO), projeto estratégico da secretaria, desenvolvido pela Procergs, contando com o gerenciamento da SOP e a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) e da Secretaria Estadual de Educação. O SGO é um sistema inovador e importante para dar agilidade aos projetos e ações desenvolvidas na área de obras públicas, assim como no controle, eficiência e na redução de gastos.

Seminário site
Atividade reuniu dirigentes da administração direta e indireta do Executivo estadual para avaliar as realizações - Foto: Tiago Belinski - Ascom SOP
A elaboração do Plano Estadual de Saneamento (Planesan) também foi destacada pelo secretário de Obras. “O Plano estabelecerá as diretrizes e as ações prioritárias para o saneamento em todo o estado, abrangendo quatro importantes eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. Será um divisor de águas para a implementação de uma política estadual de saneamento e para o regramento das ações”, destacou.

Outro ponto em destaque foi a realização do chamamento público para a construção de 1.334 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no Loteamento Edgar Pires de Castro, localizado no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. A iniciativa é uma parceria entre o governo do Estado, Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Porto Alegre.

Na área de habitação popular, destaque para a iniciativa da doação de duas áreas pertencentes à extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab/RS), avaliadas em R$ 1,5 milhão, que irá permitir a construção de 600 unidades habitacionais, reduzindo o déficit habitacional no município de Bagé.

Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação