Municípios recebem capacitação para o cadastro de famílias no Cartão Reforma

CARTAO REFORMA SOP
Municípios receberam capacitação, em Porto Alegre, para o cadastro de famílias no Cartão Reforma - Foto: Saul Teixeira / Ascom SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy / Ascom SOP

Representantes de municípios contemplados ou inscritos no programa Cartão Reforma participaram, nesta quinta-feira (14), de capacitação realizada em parceria pelo governo do Estado e Ministério das Cidades, em Porto Alegre. Destinado a reduzir o déficit habitacional em áreas de vulnerabilidade social ou atingidas por desastres naturais, o programa beneficiará famílias com renda mensal de até R$ 2.811,00 através de crédito para compra de materiais de construção destinados à reforma, ampliação ou conclusão de unidades habitacionais.

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, comemorou o grande número de municípios gaúchos contemplados no programa. “Dos 28 municípios habilitados a participar do primeiro edital, 23 foram selecionados. Outros 55 cumpriam os requisitos para o segundo edital, que deve ter o resultado divulgado ainda em dezembro”, afirmou, lembrando que até seis mil famílias podem ser contempladas com o benefício no Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, o diretor do Departamento de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro César Lourenço, apresentou aos técnicos de obras e de assistência social das prefeituras o passo a passo para o cadastramento de famílias, contratação de apoio técnico e fiscalização do programa.  Ele também informou que em 2018 estão previstos mais dois editais do programa. “A ideia é gradativamente ir abrindo para mais municípios”, afirmou.

Saiba mais

Os recursos para o Cartão Reforma são 100% subsidiados, ou seja, a família não pagará nada pelo benefício, tendo apenas a obrigação de fornecer a mão de obra. Aos municípios, cabe a seleção das moradias a serem contempladas, a orientação técnica e a fiscalização das obras.