Governo do Estado encaminha suspensão de reintegração de posse em Cachoeirinha

Governo do Estado pede suspensão de reintegração de posse em Cachoeirinha
Governo do Estado pede suspensão de reintegração de posse em Cachoeirinha - Foto: Ana Luiza Zancan Godoy/ASCOM SOP
Por Ana Luiza Zancan Godoy/ASCOM SOP

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, protocolou na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pedido de suspensão do processo de reintegração de posse de área no Jardim Conquista, em Cachoeirinha.

O titular da pasta comunicou a notícia aos moradores nesta sexta-feira (15), durante reunião realizada na Escola Municipal Maria Fausta Teixeira. A retomada da área havia sido solicitada pelo Estado em 2005 para a construção da RS010, que acabou não se concretizando.

Fabiano lembrou que o pedido de suspensão foi construído por solicitação da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. “Pedimos a suspensão temporária do processo e o desmembramento da área. A maior parte já está consolidada e queremos doá-la à prefeitura para que seja feita a regularização. Vamos fazer bem feito para que as famílias tenham a escritura definitiva de suas casas e a questão não volte a ser discutida a cada governo”, afirmou.

Conforme o secretário, o desmembramento das áreas seria uma decisão justa e racional. “São 1.200 pessoas que vivem em situações diversas e o tratamento precisa ser diferenciado. A ocupação tem características distintas”, pontuou. Ele explica que há famílias que moram em reserva ambiental, outras próximas a fios de alta tensão, mas outras tantas moram há 30 anos em área consolidada e com infraestrutura, contando com asfalto, água, luz, e escola.

O prefeito Miki Breier comemorou o encaminhamento do governo do Estado. “Os moradores precisam dormir tranquilos, sabendo que não serão despejados a qualquer momento. Nosso papel é buscar soluções para que quem mora aqui viva bem”, afirmou.

A reunião também contou com a presença do deputado federal José Stédile, do presidente da Câmara de Vereadores, Marco Barbosa, dos vereadores Ibaru Rodrigues, Alcides Gattini e Valdir Matos, além dos secretários municipais de Habitação, Francisco Belarmino Dias, de Governança, Juliano Paz, de Educação, Maria Rosa Lippert, e de Segurança e Mobilidade, Marco Aguirre Gouvêa.