Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assinada ordem de início para ampliação da barragem da Corsan em Silveira Martins

Publicação:

Secretário Fabiano Pereira assinou a ordem de início para ampliação da barragem da Corsan em Silveira Martins
Secretário Fabiano Pereira assinou a ordem de início para ampliação da barragem da Corsan em Silveira Martins - Foto: Tiago Belinski/ASCOM SOP
Por Jean P.H. Maidana - Ascom/SOP

Para garantir o abastecimento de água, a segurança hídrica e o bem-estar da população de Silveira Martins, o governo do Estado, através da Corsan, investirá R$ 3 milhões para ampliar a Barragem do Arroio Veado, ponto de captação de água no município. Na manhã deste domingo (11), o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o presidente da Corsan, Flávio Presser, e o prefeito de Silveira Martins, Fernando Luiz Cordero, assinaram a ordem de início dos serviços para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, uma antiga demanda do município, que sofreu em 2011 e 2012 com forte estiagem. A obra beneficiará toda a população local, estimada em mais de 3 mil habitantes.

Conforme secretário Fabiano Pereira, a ampliação da barragem representará segurança hídrica para os moradores e o município, principalmente nos períodos de falta de chuva. “Além da ampliação, vamos oportunizar a criação de um parque no entorno da barragem que servirá como um novo ponto turístico”, informou. “O governador Sartori nos delegou a missão de criar o programa ‘Destrava RS’, para dar agilidade e eficiência aos projetos e obras. Esse projeto estava paralisado desde o ano de 2012, mas enfrentamos os obstáculos, lançamos o edital e hoje assinamos a ordem de início para as obras, demonstrando o compromisso com a população de Silveira Martins”, destacou.

barragem silveira martins Jean
Obra beneficiará toda a população local, estimada em mais de 3 mil habitantes - Foto: Jean P.H. Maidana - Ascom SOP

O diretor-presidente da Corsan falou sobre a importância da obra para o município, lembrando que ela, além de garantir a segurança hídrica, irá movimentar a economia local.  “Hoje é um dia festivo para todos nós da companhia e do município. A ampliação da barragem permitirá a perenização do abastecimento de água”, afirmou Flávio Presser, lembrando que o volume de reserva passará dos atuais 15 mil metros cúbicos para 90 mil metros cúbicos.

Conforme o prefeito de Silveira Martins, Fernando Cordero, ainda existem famílias que não contam com o abastecimento de água em virtude da insuficiência hídrica. “A obra vai permitir o abastecimento para toda a nossa população, a movimentação de produtos, o deslocamento de funcionários que vão trabalhar na obra, um incremento importante para a economia no município”, frisou.

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Silveira Martins, Julio Cesar Vieira; o prefeito de Ivorá, Ademar Valentin; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Silveira Martins, Lucimar Weber; os vereadores Elsa Cerezer Dellamea, Valdir, Edelmar Fioravante e Ana Cássia Scalcon; o padre da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Lucas Carvalho; o superintendente regional da Corsan Centro, José Epstein; o gerente da Corsan Claudiomiro Weber; o ex-prefeito de Silveira Martins, Rosimar Bolzan; o diretor de Saneamento da SOP, Jean Bordin; o representante da empresa Zambrano Engenharia LTDA, Jonas Miguel; o delegado regional do Trabalho de Santa Maria, Carlos Henrique Pippi; funcionários da Corsan e moradores da cidade.

Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação