Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Obras Públicas

Início do conteúdo

Tecnologia amplia precisão nos projetos arquitetônicos da secretaria de Obras

Publicação:

Secretaria da Fazenda RS 002
Tecnologia será utilizada no projeto de restauro das fachadas do prédio sede da secretaria da Fazenda - Foto: Fernando Buzati Fert - SOP/RS
Por Saul Teixeira - Ascom SOP/RS

O governo do Estado, em ação conjunta entre a secretaria de Obras e Habitação e a secretaria da Fazenda, contratou seu primeiro levantamento cadastral utilizando a tecnologia de Laser Scanning. Trata-se de uma ferramenta de medição e digitalização remota de 3D com alta resolução e precisão. 

O resultado do levantamento será utilizado na confecção de Mapas de Danos e Quantificação de Serviços para a revisão e complementação do Projeto de Restauro das fachadas do prédio sede da Sefaz. 

A adoção da ferramenta permitirá uma maior eficiência no processo de levantamento cadastral, favorecendo os diagnósticos e evitando retrabalhos. “O uso da tecnologia evitará a necessidade de retorno dos técnicos envolvidos ao objeto levantado para conferência de medidas”, justifica o arquiteto Fernando Buzati Fert. Ele é chefe da seção de Projetos de Prédios do Patrimônio Histórico do departamento de Obras da SOP. 

A ferramenta serve como base para a realização de desenhos 2D, modelagem 3D da geometria, bem como para a observação das condições de conservação da edificação, além de simulações das intervenções planejadas. 

Secretaria da Fazenda RS 005 (800x514)
Arquiteto da SOP destaca os diferenciais da tecnologia: "Mais precisão e segurança para os agentes envolvidos no projeto" - Foto: Fernando Buzati Fert - SOP/RS

“A utilização da tecnologia também garantirá a segurança dos agentes envolvidos, uma vez que o feixe laser consegue alcançar, com precisão suficiente, locais muitas vezes perigosos e insalubres”, completou Fert. 

A contratação é uma iniciativa do BIMGov-RS, um dos projetos Estratégicos da SOP junto ao governo do Estado. O trabalho é desenvolvido através do LaBIM/SOP, que visa fomentar e implantar a utilização da Modelagem da Informação na Construção (BIM) nas obras públicas estaduais.

FunSefaz

O projeto do restauro do prédio sede da Sefaz deverá ter novas fases nos próximos anos, com recursos do FunSefaz, devido às necessidades de manutenção de um patrimônio tombado no conjunto do Centro Histórico de Porto Alegre e cuja construção iniciou há cerca de 100 anos.

“Essa tecnologia, que inclui utilização de drone, por exemplo, garante maior agilidade e precisão sobre os pontos que precisam de maior atenção", avaliou Sérgio Borba Pereira, chefe da Divisão de Infraestrutura, Planejamento e Informações Jurídicas da Sefaz. Ele reforça que a ferramenta também garante segurança aos técnicos.  "A tecnologia evita que as equipes escalem a parte externa da estrutura para avaliar todos os pontos", disse. 

*Colaboração Ascom Sefaz

Secretaria de Obras Públicas